CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Grupo francês compra antiga fábrica junto ao Parque das Nações

30 de janeiro de 2018

Um grande projecto residencial de construção nova vai nascer nos terrrenos de uma antiga fábrica de têxteis, junto ao Parque das Nações e à estação de metro de Cabo Ruivo, comprada pelo grupo liderado pela Union de Partenaires pour l’Investissement (UPI), uma promotora imobiliária francesa.

O terreno de 20.000 m² na Avenida Infante Dom Henrique, pertencia até então a uma empresa portuguesa de têxteis e tem uma instalação industrial já desativada, construída nos anos 50 e considerada durante décadas como uma referência nacional da indústria têxtil de lanifícios. Em 2008 foi aprovado um plano de pormenor que viabiliza a construção de um empreendimento com uma área bruta de construção acima do solo de 43.500 m² para uso de escritórios, retalho, residencial e equipamento.

A entidade vendedora, assessorada pela sociedade de advogados SGFC-Seabra, Cunha, Marta e Associados, alienou o imóvel ao grupo francês fundado em 1994 por René de Menthon e François Blanchard, focada na reabilitação de edifícios residenciais do segmento alto em Paris. Estes foram assessorados nesta transacção pela sociedade de advogados VDA-Vieira de Almeida. A CBRE e a JLL foram as consultoras que mediaram a venda. 

Miguel Gonçalves Ferreira, Consultor Sénior da área de Development da CBRE, descreve esta operação como uma transacção realmente única pela escala do ativo, pelo mix de usos e pela localização, comparativamente com a maioria dos activos que estão em comercialização no mercado. "Trata-se de um projecto com enorme impacto na malha urbana da zona ribeirinha de Lisboa oriental e com capacidade para criar valor numa área até então relativamente industrializada. Este empreendimento vem reforçar e dar continuidade ao projecto macro de reabilitação urbana iniciado no Parque das Nações, numa ótica de longo prazo de ligar este ao centro de Lisboa. De salientar ainda a forma construtiva e articulada como ambas as partes geraram consenso e montaram esta complexa transação".

Também para Fernando Vasco Costa, Diretor do Departamento de Urban Development da JLL, "esta transacção mostra a tendência do mercado para projectos de construção nova de larga escala, com usos e posicionamentos diferentes dos que foram sendo feitos nos últimos anos. Começamos a sentir, de forma mais acentuada, o crescente interesse por parte dos promotores por lotes de terreno para construção nova e o Parque das Nações continua a ser uma zona óbvia de expansão da cidade".