CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Governo junta mais 15 imóveis históricos ao Programa REVIVE

25 de julho de 2019

O Governo — através do ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, da ministra da Cultura, Graça Fonseca e da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho — deu a conhecer hoje a segunda fase do Programa Revive, que integra 15 imóveis históricos a nível nacional. Os referidos imóveis vêm juntar-se assim aos 33 da lista inicial, divulgada em 2016, quando o programa de reabilitação arrancou.

A iniciativa conjunta dos Ministérios da Economia, da Cultura e das Finanças, visa “promover e agilizar os processos de reabilitação e valorização de património público que se encontra devoluto, tornando-o apto para afectação a uma actividade económica com finalidade turística, promover o reforço de atractividade dos destinos regionais, a desconcentração da procura e o desenvolvimento do turismo nas várias regiões do país, gerar riqueza e postos de trabalho, concorrendo, assim, para a coesão económica e social do território”.

O forte interesse e procura manifestado por parte de empresários nacionais e estrangeiros da hotelaria leva a que o programa se tenha revelado um enorme sucesso e ganho novos parceiros, casos do Ministério da Defesa, possuidor de uma vasto património edificado devoluto, e de muitas autarquias a nível nacional.

Muito embora a 1.ª fase do programa vá só ainda a meio, tendo sido lançados até ao momento apenas 17 concursos, dos quais 9 foram concluídos, com um saldo de 7 atribuições de concessão e dois encerrados por falta de interessados, o Governo decidiu agora juntar ao “pipe-line” da reabilitação do Património Público mais 15 imóveis históricos, sete dos quais no interior do país.

Questionado se o anúncio se prende com o “calendário eleitoral”, o ministro Pedro Siza Vieira argumentou que o REVIVE “está em velocidade de cruzeiro” e que, por isso, há que alimentar a oferta para que potenciais interessados em investir na reabilitação dos imóveis e equipas técnicas envolvidas tenham tempo para preparar dossiers e propostas...

 

Eis a lista dos novos imóveis históricos do REVIVE:

 

01 – Palacete Viscondessa de Santiago do Lobão, (concelho do Porto)

02 – Fortaleza da Juromenha (Alandroal)

03 - Mosteiro de S. José (Évora)

04 – Forte Velho do Outão (Setúbal)

05 – Casa do Outeiro (Paredes de Coura)

06 – Castelo de Almada (Almada)

07 - Fortaleza da Torre Velha (Almada)

08 - Forte da Cadaveira (Cascais)

09 – Quinta do Cabo das Lezírias (Vila Franca de Xira)

10 – Edifício pombalino na Praça do Comércio (Lisboa)

11 – Casa da Igreja (Mondim de Basto)

12 – Quartel das Esquadras (Almeida)

13 – Centro Educativo da Vila Fernando (Elvas)

14 – Casa das Fardas (Estremoz)

15 – Palacete Conde Dias Garcia (S. João da Madeira)