CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

Galiza mais perto através de ponte pedonal e ciclável

10 de agosto de 2017

A imagem da futura Travessia Pedonal  Ciclável sobre o rio Minho, que vai unir as margens de Vila Nova de Cerveira, no Alto Minho, e de Tomiño, na Galiza, será conhecida na Primavera de 2018. O anúncio foi feito, esta manhã, durante a apresentação pública do Parque Transfronteiriço Castelinho/Fortaleza e do Concurso de Ideias, de carácter internacional, para a construção daquela ponte. Os interessados têm 60 dias para apresentar propostas, após publicação no Boletim Oficial da Província de Pontevedra.

"Na Primavera do próximo ano, teremos um projecto vencedor, interessante, robusto e em condições de poder ser objecto de financiamento comunitário", afirmou o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Fernando Freire de Sousa.

O responsável, que falava à margem da apresentação, em Vila Nova de Cerveira do concurso de ideias para a concepção do projecto daquela ligação, estimada em dois milhões de euros, disse tratar-se de uma obra "absolutamente estruturante, do ponto vista da sustentabilidade e qualidade de vida, da dinamização do turismo e da gestão partilhada dos recursos".

Fernando Freire de Sousa alertou para a "burocracia" que o projecto vai enfrentar, por envolver entidades dos dois lados da fronteira e por estar previsto para uma zona ambientalmente "sensível".

Apelou "à exigência das entidades envolvidas na concepção do projecto inatacável, do ponto de vista dos detalhes ambientais e estruturantes para não se correr o risco de permitir que um erro impeça a realização da obra".

O deputado para a Cooperação Transfronteiriça da Província de Pontevedra, Uxio Benitez, disse que concurso de ideias representa um investimento de 209 mil euros, financiado em 75% pelo Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriço Espanha-Portugal (POCTEP).

O procedimento vai decorrer por fases, a primeira das quais, a abertura, por 60 dias, do período para apresentação de propostas. Posteriormente, será constituído um júri que elegerá três propostas, a quem será um prémio de nove mil euros, sendo que a vencedora receberá mais de 54 mil euros. A elaboração do projecto está orçada em 120 mil euros.

A ligação será assegurada pela construção de uma ponte pedonal e ciclável sobre o rio Minho, com cerca de 900 metros de comprimento. O processo é liderado pela Província de Pontevedra já que a construção da ponte da Amizade que, há 13 anos liga os dois municípios, foi então conduzida pelo município português.

 

Facilitar o intercâmbio e a mobilidade das populações

 

A presidente da Câmara de Tomiño, Sandra Gonzalez, destacou a importância da nova travessia por garantir acesso mais fácil da população daquele município galego à Linha do Minho já que a estação de comboios está situada no concelho vizinho".

"Tomiño também tem comboio só que está do lado português. Esta ligação ferroviária é estratégica nas comunicações porque Tomiño e Vila Nova de Cerveira estão no centro nevrálgico do Eixo Atlântico. Estamos situados entre duas cidades, Porto e Vigo, que têm um potencial económico incrível. Isto vem consolidar o nosso território", afirmou a autarca.

 

Um eco-parque transfronteiriço…

 

A travessia integra-se no projecto de criação de um eco-parque comum, o Parque Transfronteiriço Castelinho-Fortaleza, hoje apresentado pelo presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira. O parque vai resultar da união de dois espaços urbanos e de lazer, que se encontram "um em frente do outro, "separados por apenas 230 metros de água do rio Minho".

A "oferta diversificada e complementar de valências" das duas estruturas está na origem do projecto que terá uma área total de 24,6 hectares resultado da união do parque de lazer do Castelinho, em Vila Nova de Cerveira, e do espaço Fortaleza de Goián, em Tomiño.

O autarca português, Fernando Nogueira anunciou um investimento de 2,5 milhões de euros para a ampliação do parque de lazer do Castelinho dos actuais 6 para 14 hectares.

Revelou que a empreitada, a candidatar a fundos comunitários, inclui a construção do museu do Carocho, dedicado a uma embarcação típica do rio Minho, de uma piscina ao ar livre e campos para a prática de diversas modalidades desportivas.

"Serão equipamentos complementares aos já existentes ou a criar do lado espanhol numa lógica de gestão partilhada de recursos, um dos aspectos inovadores deste projecto de cooperação transfronteiriça", frisou.

O objectivo é "fomentar o conceito de um destino, dois países, valorizando o rio Minho como um elemento aglutinador de desenvolvimento de diversas vertentes".

Lusa/DI