CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Fundos Corum compraram oito edifícios e investiram 132,7 milhões de euros no 2º trimestre

25 de agosto de 2020

A Corum, sociedade francesa que gere mais de 4 mil milhões de euros em soluções de poupança, adquiriu oito edifícios, entre Abril e Junho, através dos seus fundos Corum Origin e Corum XL, num investimento de 132,7 milhões de euros. As aquisições foram feitas na Holanda, Itália, Polónia, Noruega e Reino Unido. 

José Gavino, director da Corum em Portugal, revela que "estas aquisições inserem-se nos planos de longo prazo dos nossos fundos. A pandemia da Covid-19 veio reforçar a nossa estratégia de investir na economia real. Estamos convencidos de que o valor dos nossos imóveis está na qualidade do arrendatário e na sua capacidade de pagar renda a longo prazo. Os novos edifícios apresentam rentabilidades iniciais interessantes que chegam aos 8,48% têm arrendatários de sectores como as telecomunicações, transporte internacional de mercadorias, bricolage ou carros eléctricos. São sectores que mostraram grande resiliência e até crescimento durante o período de confinamento na Europa". 

Entre os imóveis adquiridos destaque para a aquisição na Polónia de um edifício no valor de quase 62 milhões de euros, onde trabalham 1.500 colaboradores da empresa de transportes DSV, e para a compra na Noruega de um edifício que alberga um concessionário e centro de assistência da Tesla. 

Os fundos Corum, que são comercializados em Portugal, já investiram mais de 60 milhões de euros no nosso país, onde a sociedade gestora tem também uma sucursal em Lisboa.  

Ambos os fundos investem apenas em imóveis comerciais, sendo a gestão integral dos edifícios feita pela Corum. 

Para José Gavino, "esta estratégia permite-nos uma proximidade muito grande com os arrendatários e foi esta proximidade que nos permitiu atuar de imediato quando a pandemia chegou à Europa e tomar medidas que melhor se ajustassem às necessidades dos nossos arrendatários e dos nossos acionistas. Os pedidos de diferimento ou anulação de rendas foram baixos e procurámos soluções favoráveis a ambas as partes. Outra característica Corum, que tem ajudado a amortecer os choques provocados pela Covid-19, é a grande diversificação geográfica dos imóveis e a diversificação sectorial dos arrendatários. Na prática, a conhecida teoria de não colocar todos os ovos no mesmo cesto". 

De acordo com o responsável, a estratégia da Corum tem permitido a ambos os fundos manter o pagamento de dividendos durante a crise sanitária, mantendo-se os valores próximos dos montantes pagos antes da crise.   

Os fundos Corum Origin e Corum XL têm mais de 50 mil accionistas em todo o mundo, sobretudo na Europa.  

O director da Corum em Portugal espera que "o período de confinamento tenha ficado para trás, ainda que as consequências económicas e sociais se continuem a sentir neste e no próximo ano. A prática forçada do teletrabalho, a agitação no turismo e os novos modos de consumo induzem potenciais transformações do mercado imobiliário. Estamos muito atentos a esta nova realidade. Vamos continuar a pensar, e a agir, tendo em vista o longo prazo. Não temos quaisquer dúvidas de que, tal como sempre acontece em períodos de crise, vão continuar a surgir oportunidades de compra. Mas, queremos tirar partido dos mercados imobiliários, em vez de nos submetermos a eles".