CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

Fundão investe de 12 milhões de euros na requalificação urbana

4 de março de 2017

O Fundão deverá receber, até 2020, um investimento público de 12 milhões de euros em obras de requalificação urbana, que incluem a reabilitação de zonas e edifícios nobres da cidade, disse o presidente da Câmara Municipal.

"É um investimento que permitirá dar um novo rosto a zonas e edifícios que são muito importantes para a cidade e que ao mesmo tempo permitirá criar mais habitação para integrar a bolsa de arrendamento municipal, além de nos permitir manter a política de atracção de actividades de valor acrescentado para o centro da cidade", referiu Paulo Fernandes.

O autarca falava após a assinatura de um protocolo com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana com vista à concretização da operação "Regenerar Fundão", que implica um investimento de três milhões de euros.

O contrato de financiamento do "Regenerar Fundão" prevê a criação de mais 47 fogos habitacionais, a realizar em duas fases.

A primeira fase contempla a reabilitação do edifício do antigo Grémio, que deverá estar concluída até meados de 2018, e que permitirá a criação de 19 fogos habitacionais, num investimento previsto de um milhão de euros.

Já a segunda fase está relacionada com o investimento de dois milhões de euros na construção de raiz de quatro blocos habitacionais (28 fogos), projectados para um terreno municipal localizado na zona de ampliação do cemitério.

No que concerne ao PEDU, o autarca também ressalvou que as intervenções deverão ser levadas a cabo por duas fases. A primeira decorrerá até 2018, e envolve uma verba de cerca de cinco milhões de euros.

Entre as obras previstas, está a requalificação do Cineteatro Gardunha, obra há muito reivindicada e que corresponderá à intervenção de maior vulto de todo o PEDU, num valor global superior a 2,4 milhões de euros. O edifício foi construído em plena vigência do Estado Novo, anos 40-50 do século XX, tendo sido uma das principais salas de espectáculos da região. Está desactivado desde o final do século XX.

Nesta primeira fase, será ainda efectuada a reabilitação da fachada do edifício da Câmara Municipal, do antigo colégio de Santo António e da antiga unidade comercial Cartel, a requalificação da Escola Secundária e a criação de uma ciclovia na zona urbana.

Para a segunda fase, que envolve uma verba de cerca de quatro milhões de euros, está programada a reabilitação do velho Hospital do Fundão, a intervenção nos espaços envolventes à zona do Mercado e a construção de um centro intermodal rodoferroviário, bem como a requalificação da Avenida da Liberdade e da Praça do Município, entre outras obras.

Lusa/DI