CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

 

Foz Côa: antiga Casa dos Almeida será Hotel Rural 4 estrelas

24 de janeiro de 2018

O município de Vila Nova de Foz Côa vai reabilitar a histórica Casa dos Almeidas, num Hotel Rural de 4 estrelas e Centro Cultural. O investimento ascende a 2 milhões de euros e a medida insere-se – segundo o presidente da autarquia - na “estratégia de regeneração e reabilitação urbana de espaços e equipamentos públicos, na perspectiva de atrair maior actividade para a zona antiga da cidade e concretamente para o seu centro histórico”.

O projecto ganhador do concurso de ideias e arquitectura que a CMVNFC promoveu em finais de 2016 foi ganho pelo ADVD atelier - arquitectura, design e engenharia, de Moimenta da Beira, entre 22 propostas apresentadas. O futuro hotel designar-se-á “Foz Côa Story House”.

 

Foz Côa: região de confluência de dois Patrimónios Mundiais

 

No comunicado final, o júri - constituído por arquitectos da câmara de Vila Nova de Foz Coa e de outros municípios vizinhos - salientou: “O Júri pretende aqui deixar o testemunho pelo desejo expresso de valorização do património, num território onde confluem dois Patrimónios Mundiais – o Alto Douro Vinhateiro e a Arte Rupestre do Vale do Côa, motivo pelo qual pretendeu alargar o leque de abordagens e entendimentos diferenciadas nesta intervenção para que fosse tomada opção arquitectónica e sustentável mais adequada”.

 A proposta vencedora concilia o antigo com “novas apostas programáticas e formais, novas texturas, volumes e materiais que se relacionam entre si e dialogam num respeito mútuo. Propõe a manutenção do edifício principal, com as suas janelas e grades características e as suas chaminés, e que são o seu ex-líbris.

 Dado o avançado estado de degradação do velho imóvel, será necessário conferir-lhe uma nova estrutura de suporte.

O hotel rural terá uma capacidade de 20 camas distribuídas por 10 unidades de alojamento e disporá de um foyer - primeiro espaço onde o visitante tem acesso, e que se relaciona de forma direta com os espaços expositivos e de eventos; espaços destinados à exposição e venda de produtos regionais, sala de provas e degustação de vinhos, restaurante com capacidade para 48 pessoas e esplanada exterior.

«O edifício terá áreas temáticas para contar a história da produção do vinho, da amêndoa, do azeite e do xisto, conteúdos interativos, um “wine bar”, entre outras valências», adianta Gustavo Duarte, presidente da autarquia de Vila Nova de Foz Côa. Em termos de áreas, a área bruta de construção é de 1.799 metros quadrados e a de implantação de 719 metros quadrados. Segundo o autarca, a obra estará pronta daqui a dois anos e será co-financiada por fundos europeus.

Conheça melhor região veja aqui sítio da Fundação Côa Parque