CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021
Actualidade
Fórum do Património 2017 realiza-se na próxima semana

Fórum do Património 2017 realiza-se na próxima semana

5 de abril de 2017

O Fórum do Património 2017 realiza-se na próxima segunda-feira na Sociedade de Geografia de Lisboa e reúne especialistas para a defesa do património cultural e, em particular, do Património Cultural Construído (PCC).

O evento que tem o alto patrocínio do Presidente da República é realizado no âmbito da celebração do dia Internacional do Monumentos e Sítios adoptados pela UNESCO e pelo ICOMOS. O Fórum tem como objectivo unir as Organizações Não Governamentais dedicadas à defesa do PCC e da paisagem e potenciar a sua actuação conjunta na salvaguarda dos valores patrimoniais. A iniciativa tem na comissão organizadora o GECoRPA - Grémio do Património, a Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial, a Associação Portuguesa de Casas Antigas e a Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e a Protecção do Património. 

O Fórum tem como grande objetivo unir as ONG do Património em torno de uma visão e de uma estratégia comuns, de modo a que possam falar a uma só voz a favor da salvaguarda do património cultural construído e da sua utilização sustentável. Pretende-se constituir, por esta via, uma alternativa credível à abordagem demasiado economicista e de curto prazo, suscitada pela atual situação do País. Será dada atenção às questões do PCC desde a pequena à grande escala: casas antigas, nobres e senhoriais, património rural e industrial, aldeias tradicionais, bairros, centros históricos e paisagens culturais.

A Comissão Organizadora selecionou quatro grandes temas de reflexão que constituem também os objetivos específicos do Fórum:

I. Património e Identidade

II. Os desafios das ONG do Património e como superá-los

III. O Património e o sector imobiliário

IV. As ONG e a defesa do Património, Público e Privado

Embora os principais protagonistas do Fórum sejam as ONG do Património que se encontram em atividade, esta iniciativa pretende fazer chegar a sua mensagem aos decisores políticos, a todos os parceiros dos setores de atividade que diretamente ou indiretamente envolvem o Património Cultural Construído e aos cidadãos em geral.

Vão estar presentes no Fórum, o Presidente da República, o Ministro e/ou Secretário de Estado da Cultura, a Diretora-Geral do Património Cultural, os Diretores Regionais de Cultura, o Presidente da Associação de Municípios com Centro Histórico e o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Serão também convidados dirigentes de ONG internacionais relacionadas com a temática do Fórum.

PUB
TURISMO
Agências de Viagens e Operadores Turísticos com apoio de 100 milhões de euros
24 de fevereiro de 2021
ARRENDAMENTO
Proprietários receiam que incumprimento de rendas vá aumentar este ano
17 de fevereiro de 2021
PUB
PUB
INTERNACIONAL
FIFA world Cup Qatar 2022: construção de 7 estádios já levou à morte de mais de 6.500 trabalhadores migrantes
24 de fevereiro de 2021
PUB