CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Fórum do Património 2017 realiza-se na próxima semana

5 de abril de 2017

O Fórum do Património 2017 realiza-se na próxima segunda-feira na Sociedade de Geografia de Lisboa e reúne especialistas para a defesa do património cultural e, em particular, do Património Cultural Construído (PCC).

O evento que tem o alto patrocínio do Presidente da República é realizado no âmbito da celebração do dia Internacional do Monumentos e Sítios adoptados pela UNESCO e pelo ICOMOS. O Fórum tem como objectivo unir as Organizações Não Governamentais dedicadas à defesa do PCC e da paisagem e potenciar a sua actuação conjunta na salvaguarda dos valores patrimoniais. A iniciativa tem na comissão organizadora o GECoRPA - Grémio do Património, a Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial, a Associação Portuguesa de Casas Antigas e a Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e a Protecção do Património. 

O Fórum tem como grande objetivo unir as ONG do Património em torno de uma visão e de uma estratégia comuns, de modo a que possam falar a uma só voz a favor da salvaguarda do património cultural construído e da sua utilização sustentável. Pretende-se constituir, por esta via, uma alternativa credível à abordagem demasiado economicista e de curto prazo, suscitada pela atual situação do País. Será dada atenção às questões do PCC desde a pequena à grande escala: casas antigas, nobres e senhoriais, património rural e industrial, aldeias tradicionais, bairros, centros históricos e paisagens culturais.

A Comissão Organizadora selecionou quatro grandes temas de reflexão que constituem também os objetivos específicos do Fórum:

I. Património e Identidade

II. Os desafios das ONG do Património e como superá-los

III. O Património e o sector imobiliário

IV. As ONG e a defesa do Património, Público e Privado

Embora os principais protagonistas do Fórum sejam as ONG do Património que se encontram em atividade, esta iniciativa pretende fazer chegar a sua mensagem aos decisores políticos, a todos os parceiros dos setores de atividade que diretamente ou indiretamente envolvem o Património Cultural Construído e aos cidadãos em geral.

Vão estar presentes no Fórum, o Presidente da República, o Ministro e/ou Secretário de Estado da Cultura, a Diretora-Geral do Património Cultural, os Diretores Regionais de Cultura, o Presidente da Associação de Municípios com Centro Histórico e o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Serão também convidados dirigentes de ONG internacionais relacionadas com a temática do Fórum.