CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Fernando Medina promete mais habitação para os lisboetas

26 de junho de 2017

Fernando Medina, no anúncio à candidatura à Câmara de Lisboa nas próximas eleições autárquicas, prometeu mais habitação com propostas na área do arrendamento local. 

O actual presidente da autarquia defendeu hoje, que os transportes e acessibilidades a par com a habitação serão as áreas prioritárias para a cidade de Lisboa. Assim, a prioridade central do seu mandato, vai ser combater a "intranquilidade e incerteza intolerável provocada pela nova Lei das Rendas, que precarizou por completo as relações contratuais, com o aumento do investimento externo e do turismo e que está a fazer reduzir a disponibilidade de habitação a preços acessíveis na cidade e está a causar a instabilidade na vida de muitos", referiu.

Medina acrescentou mesmo que: "Fruto da Lei das Rendas, e da generalização dos contratos de curta duração, muitos vivem hoje na insegurança e na incerteza sobre a sua via futura. Quando terei que sair das minha casa? Conseguirei arranjar outra? Quanto irei pagar? Como vou organizar a minha vida e dos meus filhos? Estas são as perguntas de muitos hoje na cidade".

Perante esta situação, o candidato socialista no seu discurso acrescentou que, irá por isso propor ao Governo que seja criada a figura do 'contrato de arrendamento de longa duração' ou de 'duração indeterminada', que tenha um regime fiscal muito mais favorável para quem investe. "Ganham os senhorios, pois terão ao seu dispor uma nova forma mais estável e rentável de aplicar o património. Ganha a cidade, pois terá mais habitantes, de várias origens sociais, com mais qualidade de vida. E ganham sobretudo as famílias, porque Lisboa precisa que a casa de família seja fonte de estabilidade e não de precariedade ou de ansiedade com o dia seguinte".

Também a promoção do transporte público é outro dos temas importantes da sua campanha, afirmando que " uma vez que a situação actual é totalmente insustentável". Reforçando que o número de veículos que entra diariamente em Lisboa levanta questões que necessitam de resposta, "se fossem alinhados em fila constituiriam os quilómetros que distanciam Lisboa de Paris".

Medina adiantou ainda que entram por dia mais 15 mil automóveis em Lisboa que há dois anos, salientando que existe um programa bem delineado para o futuro da Carris e que pretende recuperar o sistema de eléctricos.

Fernando Medina é o candidato pelo Partido Socialista à Câmara de Lisboa, nas próximas eleições autárquicas marcadas para 1 de Outubro. Assunção Cristas, líder do CDS-PP, João Ferreira da CDU, Ricardo Robles do Bloco de Esquerda e Teresa Leal Coelho do PSD, são os adversários oficiais pela disputa à presidência da autarquia lisboeta.