CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

 

 

 

 

Seis características essenciais para um escritório feliz e mais produtivo

18 de dezembro de 2019

Mais de metade da vida de um profissional é no local de trabalho. A Pipedrive, revela seis características essenciais associadas a um espaço de trabalho descontraído e mais produtivo. Estas medidas, que estão a ser aplicadas nos escritórios da empresa, seguem uma linha defendida pela Organização Mundial de saúde, explicando que um ambiente de trabalho saudável é importante pois está directamente relacionado com o nível de felicidade e produtividade dos trabalhadores.

 1.    Sentir-se em casa - Um espaço onde os trabalhadores se sintam em casa, em que possam escolher o sítio onde se sentem mais confortáveis a trabalhar pode contribuir para uma maior liberdade de movimento e, consequentemente, uma melhor capacidade de mudança. Seja em secretárias, em sofás ao lado da copa, ou mesmo nos puffs espalhados pelas salas, existem muitas possibilidades que podem ajudar os colaboradores a sentirem-se em casa. Uma das iniciativas promovidas pela cultura escandinava é a de prolongar o comportamento que temos em casa no local de trabalho. Por exemplo, a possibilidade de alcatifar o chão, para que os seus colaboradores possam usar pantufas enquanto trabalham.

2.    Salas adaptáveis às necessidades - Um escritório tem como objectivo aglomerar equipas distintas que, tradicionalmente, trabalham em ilhas com mesas e condições similares. No entanto, a possibilidade de escolher o nosso local de trabalho consoante as necessidades da equipa ajudam a uma melhor adaptação e, consequentemente, a um aumento da felicidade no trabalho. Se cada equipa tiver a sua própria sala e puder organizá-la consoante o número de elementos ou necessidades da mesma, é possível organizar o espaço e gerir o tempo entre as reuniões dinâmicas e a concentração necessária para focar em um projecto importante. Ter secretárias em forma de boomerang também pode ajudar as empresas que privilegiam o multitasking, visto que este tipo de mobiliário permite a colocação de vários ecrãs e até o ajuste do mesmo para a altura mais desejada. 

3.    Zonas comuns e espaços de lazer - Os trabalhadores valorizam zonas comuns com muito espaço e com condições para as necessárias pausas ou mesmo para descontrair com os colegas. Ter uma copa com bastante espaço para as refeições pode permitir um contacto mais directo e descontraído com outros colaboradores, garantindo oportunidades únicas de networking com outros departamentos e o aumento da satisfação no local de trabalho. Um auditório em espaço aberto também é um bom local, pois pode ser um sítio privilegiado para a realização de meetups, reuniões de equipas ou mesmo receber visitantes. É importante perceber que um escritório não tem de ser única e exclusivamente um espaço de trabalho propriamente dito. A existência de locais de relaxamento ou de espaços de diversão poderá ajudar os colaboradores a relaxar e, ao mesmo tempo, a utilizar esse tempo para analisar a melhor forma de resolver um determinado problema ou situação. Uma sala de jogos, com matraquilhos e consolas de videojogos ou um espaço de relaxamento no qual os colaboradores podem receber massagens ou ter outras actividades que melhorem o bem-estar, são dois bons exemplos que podem melhorar a produtividade dos trabalhadores.  

4.    Apostar na luz natural - Para além das condições internas do escritório, é importante apostar na qualidade do ambiente natural exterior. Estudos recentes revelam que a exposição das pessoas à luz natural contribuiu para uma melhor disposição e energia, causando um grande impacto na concentração e produtividade dos trabalhadores. Se não é possível introduzir luz natural através das janelas, existem outras opções como lâmpadas especiais que podem contribuir para uma redução da fadiga e um aumento da felicidade e performance no local de trabalho.

5.    Espaço ergonómico no local de trabalho - A saúde dos trabalhadores deve ser uma preocupação fundamental dos empregadores. Afinal, só um colaborador saudável e feliz pode ser mais produtivo. Desta forma, é importante adaptar todo o mobiliário e as condições do local de trabalho com vista à melhoria da vida do trabalhador. Mesas adaptáveis à fisionomia do colaborador, criar momentos de pausas, onde as equipas podem ter conversas que não sejam relacionadas com trabalho ou salas com utilizações distintas, para lazer e trabalho, poderá ser importante para desenvolver o bem-estar geral e produtividade no local de trabalho.