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Portugueses rendidos ao Coworking

9 de março de 2018

62% dos portugueses consideram que espaços de coworking têm uma relação custo/benefício vantajosa para as empresas. 

De acordo com o estudo do Avila Spaces, encomendado pelo seu departamento de Investigação e Desenvolvimento à Social Data Labs em parceria com a GfK, as empresas nacionais estão conscientes para a importância e vantagens destes modelos de trabalho partilhados e propícios ao networking e troca de ideias/serviços entre os utilizadores.

Quando inquiridos sobre o facto de já terem ouvido falar de centros de escritórios com espaços partilhados, onde trabalham várias empresas ao mesmo tempo (os espaços de coworking), 64% dos participantes neste estudo da Social Data Labs/GfK responderam afirmativamente.

Também 62% consideraram que  a relação de custo/benefício para as empresas ou profissionais dos espaços de coworking é vantajosa. Estes resultados do estudo encomendado pelo Avila Spaces complementam uma das principais conclusões do Barmómetro de Tendências de Trabalho para 2018: 82,1% garante que quer usar pelo menos um destes modelos no próximo ano: escritório virtual, coworking ou teletrabalho.

Carlos Gonçalves, CEO do Avila Spaces, explica que este estudo era importante para aferir a percepção dos portugueses, dez anos depois de o Avila ter aberto o seu primeiro espaço de trabalho partilhado, numa altura em que o coworking era desconhecido da grande maioria das empresas portuguesas. "Numa altura em que estes novos modelos de trabalho têm uma procura crescente, julgamos que é importante perceber qual a percepção que o mercado tem destes modelos", justifica.

Segundo Teresa Jacinto, directora de I&D do Avila Spaces, a sua equipa "tem uma preocupação constante em oferecer ao mercado soluções inovadoras no âmbito das novas formas de organização do trabalho, pelo que os resultados deste estudo validam a estratégia de sucesso do Avila e reforçam a sua posição de liderança no mercado".