CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

 

Local de trabalho nunca mais será uma localização apenas mas de várias

28 de maio de 2020

O teletrabalho pode ter chegado para ficar, mas muitos trabalhadores admitem que as relações humanas e a interacção social estão a ser negativamente impactadas, reflectindo-se na cultura das empresas.

O estudo realizado pela consultora Cushman & Wakefield, “The Future of Workplace” – resultado de um inquérito global feito a mais de 40.000 colaboradores de empresas multinacionais sobre teletrabalho, demonstra que durante a pandemia, a produtividade manteve-se alta e que houve uma forte colaboração entre equipas através de um melhor e mais intensivo uso da tecnologia. 75% dos inquiridos afirma que colaboram eficazmente com os seus colegas no contexto actual, e 73% afirmam que gostariam que as suas empresas aplicassem politicas de trabalho flexível a longo-prazo ou mesmo permanentemente.

“É imperativo reconhecer que o local de trabalho nunca mais será uma localização apenas, mas um ecossistema composto por vários locais e experiências que ofereçam flexibilidade, funcionalidade e bem-estar aos colaboradores”, comenta Eric van Leuven, diretor-geral da Cushman & Wakefield em Portugal. “Apesar disto, a dimensão atual dos escritórios deve manter-se igual, uma vez que a prática de trabalho flexível resultará em menos pessoas fisicamente no escritório, mas com uma necessidade de espaço entre elas muito maior que anteriormente”.

“Ao olharmos o futuro, vemos o espaço de escritório com um novo propósito: o de ser um destino inspiracional que fortaleça ligações, aumente aprendizagens, encoraje interacções entre colegas e clientes, e impulsione a criatividade e inovação”, conclui Eric van Leuven.

Principais conclusões:

 1. A produtividade pode ocorrer em qualquer lugar, não apenas no escritório:

  • Antes do COVID-19, os trabalhadores em teletrabalho estavam mais envolvidos e tinham uma melhor experiência no local de trabalho do que os funcionários do escritório.
  • Durante a pandemia, a colaboração eficaz da equipa alcançou novos patamares, através de uma melhor alavancagem da tecnologia colaborativa remota, e a capacidade de foco foi mantida.

2. A flexibilidade e a opção de trabalhar em qualquer lugar estão a acelerar

  • 73% da força de trabalho acredita que as empresas devem adoptar algum nível de trabalho em casa
  • A conexão humana e o vínculo social estão em risco, com impacto na conexão com a cultura corporativa e a formação
  • Gerações mais jovens estão a relatar mais desafios a trabalhar em casa

3. O novo normal será um ecossistema total no local de trabalho:

  • O local de trabalho não será mais um único local, mas um ecossistema de uma variedade de locais e experiências para apoiar a conveniência, a funcionalidade e o bem-estar
  • O objectivo do escritório será fornecer destinos inspiradores que fortaleçam a conexão cultural, a formação, o vínculo com clientes e colegas e apoiam a inovação
  • O tamanho actual da pegada permanecerá estável, equilibrando o relaxamento da densidade do espaço, do distanciamento social com menos procura de funcionários em escritórios na nova estratégia total do local de trabalho.