CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

 

 

 

 

 

JLL com novos escritórios mais amigos do ambiente e dos colaboradores

18 de dezembro de 2020

A consultora imobiliária JLL renovou integralmente a sua sede no emblemático edifício Héron Castilho, Rua Braamcamp, em Lisboa, num projecto que coloca o bem-estar dos colaboradores, a sustentabilidade e a tecnologia no centro.

A renovação do espaço foi idealizada por uma equipa multidisciplinar da JLL, com especialistas em Workplace Strategy, Sustentabilidade e Branding. O projecto de arquitectura e a obra ficaram a cargo da Tétris, a empresa do grupo JLL de Design & Build. Existiram ainda várias actividades de Change Management, a gestão da mudança que clarifica e prepara os colaboradores para novas formas de trabalhar.

Numa total reestruturação do espaço, o novo escritório da JLL conta agora com 180 postos de trabalho (dos quais 110 são lugares tradicionais e 70 lugares para trabalho colaborativo), oito salas de reunião, seis zonas colaborativas, vários phone e train booths, um auditório híbrido, o JLL Café e diversas áreas de lounge. A marca global JLL e os seus valores são uma presença constante no novo escritório, com vários elementos decorativos e cromáticos a assinalá-lo, ao mesmo tempo que se aposta na diferenciação local, simultaneamente pontuando o espaço com peças e materiais tipicamente portugueses, como a cortiça ou as cerâmicas Bordalo Pinheiro.

“Este é um projecto que tínhamos planeado fazer este ano e que, agora com a situação de pandemia, fez ainda mais sentido. Queríamos ter um escritório do futuro, um espaço mais 'amigo' dos nossos colaboradores, colocando o seu bem-estar e conforto em primeiro lugar, mas que, ao mesmo tempo, fosse também mais 'amigo' do ambiente e que integrasse as novas tendências em termos de organização de espaço, de modelos de trabalho e de tecnologia. Tudo num ambiente onde está bem visível a identidade global da marca e a especificidade de sermos a JLL em Portugal. O resultado superou as nossas melhores expetactivas. O impacto que está a ter na produtividade e felicidade das pessoas é excelente. Este é um escritório que de certeza vai inspirar outros escritórios da JLL e também dos nossos clientes”, explica Pedro Lancastre, Director Geral da JLL Portugal.

Projectado para um uso privilegiado de matérias recicláveis, a reutilização de grande parte do mobiliário e equipamentos ou uma iluminação 100% led. A aposta na sustentabilidade é também visível na forte presença de conceitos de biofilia, plantas por todo o escritório, destacando-se as plantas liofilizadas suspensas dos tectos. Também a ocupação do espaço foi desenhada para reduzir ao máximo a pegada ambiental. O escritório foi ainda desenhado para ter uma ocupação optimizada, respondendo a picos de utilização, sem desperdício de área. Prova desta eficiência é a “dupla” função do espaço de trabalho, ao ser também como um showroom da Tétris. O novo escritório acolhe as diferentes peças de mobiliário e elementos decorativos com que a Tétris trabalha nos seus projectos, sendo plenamente utilizadas pelos colaboradores, mas funcionando também como uma montra viva para os clientes e de teste para os colaboradores.

Foi concebido também para beneficiar da luz natural e em sistemas de maior eficiência energética, no sentido de obter poupanças anuais de energia na ordem de 15%. No consumo da água, os novos sistemas das casas de banho vão permitir poupar mais de 200.000 litros de água potável por ano, comparando com os anteriores consumos do escritório, uma poupança de cerca de 40%.

“Para termos uma ideia, esta poupança de água equivale a 40.000 garrafões de cinco litros ou água para saciar a sede a 274 pessoas durante um ano, prevendo um consumo diário por pessoa de dois litros. Com medidas como esta, queremos não só contribuir para a preservação do ambiente enquanto empresa, como também motivar os nossos colaboradores a serem mais sustentáveis e serem eles próprios um agente de mudança”, nota o diretor geral da JLL Portugal.