CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021
Actualidade
Engenharia portuguesa presente no Telescópio da ESO no Chile

Engenharia portuguesa presente no Telescópio da ESO no Chile

20 de novembro de 2018

Edifício técnico de apoio ao novo Telescópio da European Southern Observatory , no Chile, foi projectado pela empresa portuguesa Quadrante.

Trata-se de uma empresa de engenharia responsável pelo desenvolvimento dos projectos de arquitectura, estruturas e especialidades do edifício no qual será feito o tratamento e limpeza das lentes do novo telescópio da European Southern Observatory (ESO), Extremely Large Telescopes (ELT), localizado no deserto do Paranal, no norte do Chile, com coordenação e futura execução pela construtora Abengoa Chile, em regime de contrato de EPC (Engineering, Procurement and Construction).

Em comunicado, a empresa indica que que para além do desenvolvimento dos projectos de Engenharia, que incluíram AVAC, foi também responsável pela coordenação e integração de todo o processo operacional, tendo os projectos de todas as especialidades sido desenvolvidas em BIM (Building Information Modeling). O modelo utilizado funcionará como suporte à preparação de obra pelo empreiteiro e também à futura operação do telescópio.

Este projecto representou para a empresa portuguesa teve vários desafios técnicos tendo em consideração os exigentes requisitos da European Southern Observatory e da localização em que se encontra, uma zona com condições meteorológicas extremas e de elevada sismicidade, e por trabalhar em conjunto com a construtora, que tinha um orçamento predefinido.

Nuno Martins, administrador e responsável pela área de Industria e Energia do grupo Quadrante, sublinhou que "esta é uma oportunidade de promovermos a engenharia portuguesa e de nos associarmos à vanguarda da investigação em astrofísica. A experiência do Grupo Quadrante é fundamental para a realização de projectos com esta envergadura, combinando a multidisciplinariedade com conhecimento, para criar valor na parceria que desenvolvemos com os nossos clientes.”

A equipa de projecto na qual a Quadrante esteve envolvida foi constituída por técnicos da Europa, Améria do Sul e América do Norte, representando aproximadamente dez nacionalidades diferentes.

PUB
TURISMO
Agências de Viagens e Operadores Turísticos com apoio de 100 milhões de euros
24 de fevereiro de 2021
ARRENDAMENTO
Proprietários receiam que incumprimento de rendas vá aumentar este ano
17 de fevereiro de 2021
PUB
PUB
INTERNACIONAL
FIFA world Cup Qatar 2022: construção de 7 estádios já levou à morte de mais de 6.500 trabalhadores migrantes
24 de fevereiro de 2021
PUB