CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Douro recebe um novo museu dedicado ao vinho

18 de novembro de 2017

A Quinta Nova Nossa Senhora do Carmo abriu as portas do Wine Museum Centre Fernanda Ramos Amorim. É o resultado de um sonho da coleccionadora, Fernanda Amorim, em preservar a memória cultural da região do Douro partilhando-a com todos os amantes de vinho que a visitam.

O edifício foi desenhado por aquele que é considerado um dos "arquitectos do Douro", Arnaldo Barbosa e os conteúdos estiveram a cargo da empresa de museologia MUSE, com a colaboração da Fundação Museu do Douro.

Trata-se de um espólio único exposto em Portugal, que reflecte a tradição secular do Douro, agora apresentada num acervo representativo do ciclo produtivo do Vinho do Porto com peças dos séculos XIX e XX, reunidas ao longo vários anos por Fernanda Ramos Amorim.

O arquitecto Arnaldo Barbosa desenvolveu um pavilhão amplo com 200 m2 de área bruta, enquadrado no conjunto edificado pré-existente, integrando-o na paisagem envolvente. De linhas modernas, e desenho depurado, assume a dignidade para a função que lhe é destinado: valorizar a história da produção do vinho nesta região icónica a nível nacional.

O projecto arquitectónico engloba uma cobertura plana que deverá ser totalmente ajardinada, uma opção adoptada para potenciar a protecção térmica da construção e para permitir a continuidade visual com o meio rural em que se insere. Nos materiais a equipa decidiu optar pela utilização do reboco tradicional com acabamento de pintura, alvenaria de xisto da região, aparelhado como se de um muro tradicional do Douro se tratasse, para além da intemporal madeira.

Este projecto museológico vem transformar a Quinta Nova num dos projectos de enoturismo mais completos no panorama nacional e vai completar a visita aos mais de 12.000 turistas que recebe anualmente, reforçando também a sua posição e visibilidade no mercado internacional.