CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Corredor ecológico no litoral de Viana do Castelo

22 de novembro de 2016

A construção de um corredor ecológico na costa de Viana do Castelo, orçada em mais de 250 mil euros, já está em concurso público, após aprovação da candidatura da Polis Litoral Norte ao Portugal 2020.

A empreitada vai incidir entre as Praias de Arda/Bico, em Afife, e a Praia de Paçô, em Carreço, numa extensão de cerca de 1.500 metros, “com percursos de visitação e contemplação, pedonais e cicláveis”.

O corredor ecológico, que vai ligar as freguesias de Carreço e Afife, dará origem a "um espaço que brevemente terá a denominação de "Área de Paisagem Protegida do Litoral de Afife/Carreço" e "será parte integrante do projecto global da ecovia do Litoral Norte, que se desenvolverá entre Caminha e Esposende, ao longo de cerca de 73 quilómetros".

O prazo para a entrega de propostas ao concurso público foi entretanto prolongado até sexta-feira, dia 25, tal como consta de aviso hoje publicado em Diário da República.

A intervenção vai "originar uma barreira física entre o cordão dunar/zonas húmidas e a área agrícola a nascente, compreendendo sinalização regulamentar que anulará o risco da ocupação indevida do cordão dunar enquanto elemento natural de defesa da linha de costa e habitat com elevado interesse".

Com esta candidatura, que "visa a protecção e o ordenamento territorial e dos usos, pretende-se catalisar a revitalização, resiliência, fixação e robustez dos habitats naturais, a mobilidade sustentável, e a preservação dos valores geológicos, etnoculturais e arqueológicos, num espaço que brevemente terá a denominação de "Área de Paisagem Protegida do Litoral de Afife/Carreço".

A sociedade Polis Litoral Norte sublinha ainda que a intervenção "além de alavancar o turismo local, terá um contexto muito mais vasto, supramunicipal, dado ser parte integrante do projecto global da ecovia do Litoral Norte, que se desenvolverá entre Caminha e Esposende ao longo de cerca de 73 quilómetros, num canal com 2,5 metros de largura, que, implementando os princípios estabelecidos pelas Vias Verdes Europeias, se quer assumir como forma de vivência humana, de mobilidade equilibrada e sustentável".

Lusa/DI