CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Century 21:Transacções aumentaram 6% em 2019 e o arrendamento com uma subida histórica de 19%

7 de fevereiro de 2020

Entre Janeiro e Dezembro de 2019, a facturação da rede imobiliária superou os 46,9 milhões de euros, o que representa uma subida de 14% face, realizou 13 291 transacções de venda e o arrendamento registou uma subida histórica de 19%.

Na divulgação dos resultados relativos ao ano de 2019, a rede nacional Century 21Portugal, revela que foram realizadas 13 291 transacções de venda de imóveis na o que traduz um aumento de 6%, em relação às 12 539 efectuadas em 2018. O ano também foi marcado por uma forte expansão desta rede imobiliária, que registou um crescimento de 25% das unidades em operação. Iniciaram actividade 20 novas lojas, foram integrados 669 novos elementos e a marca conta agora com 150 unidades suportadas por uma equipa de mais de 3150 colaboradores, a nível nacional.

O volume de negócios mediado directamente pela rede e em partilha com outros operadores aumentou 16 % para os 1 973 770 352 euros, nos 12 meses do ano, um dado que reflecte a tendência crescente de cooperação e profissionalização do sector, onde um agente imobiliário representa o proprietário e outro, de outra empresa, representa o comprador.

As habitações mais procuradas pelos portugueses em 2019 foram os apartamentos, de tipologias T2 e T3, e o valor médio de venda dos imóveis, a nível nacional, superou os 147,7 mil euros, o que revela um acréscimo de cerca de 5% face ao valor médio de 140 mil euros registado em 2018. Esta subida do valor médio das transacções reflecte o aumento dos preços dos imóveis e o tipo de habitações em oferta, no mercado. Na rede Century 21 Portugal, o segmento nacional registou um peso de 82% no número de transacções e entre as zonas com maior dinâmica transaccional, em 2019, destacam-se a Linha de Sintra - Amadora e Sintra- Linha de Cascais e Margem sul.

Na análise efectuada à evolução dos valores médios de transação de venda, os distritos com as subidas médias de preços mais significativas, em 2019, foram Viseu, com um aumento médio superior a 32%, seguido dos Açores com 25,4% e Faro que atingiu um acréscimo no valor médio da habitação de cerca de 20%. Nas metrópoles, os aumentos de preços foram mais moderados, com o distrito de Lisboa a subir 6,39% e o valor médio das transacções a superar os 200 mil euros. O distrito do Porto registou uma subida mais acentuada que a capital, com o valor médio da habitação a disparar 9,6% face ao ano anterior e os imóveis transaccionados a rondarem uma média de 136 mil euros. No sentido inverso, os distritos onde os valores médios de transacção registaram evolução negativa foram Santarém, com o preço de venda de casas a baixar mais de 11% face ao ano anterior, seguido de Braga com o valor médio a decrescer cerca de 10%, e os distritos de Leiria e Aveiro a apresentarem descidas na ordem dos 4%.

Na opinião de Ricardo Sousa, CEO da Century 21 Portugal, "a evolução dos preços médios por região demonstra que os distritos de Lisboa e Porto estão a registar aumentos mais moderados, o que indicia que a capacidade financeira das famílias portuguesas já não consegue acompanhar a subida de preços da habitação, sobretudo no centro das principais metrópoles do País. É evidente a descentralização da procura para zonas periféricas do centro das duas principais cidades nacionais, que registaram uma forte dinâmica transaccional, ao longo de 2019. Por outro lado, o aumento da oferta está também a influenciar as tendências de preço nalgumas cidades – como Braga, Santarém, Leiria e Aveiro - que começam a registar uma inversão da trajectória dos valores médios da habitação".

Arrendamento inverte tendência

O número de operações de arrendamento registou uma subida histórica de 19%, numa inflexão clara da tendência verificada no ano anterior. Em 2019, foram realizadas 2539 operações de arrendamento, mais 408 do que em 2018, uma consequência da escassez de oferta de imóveis para aquisição ajustados ao poder de compra dos portugueses. Na rede, o valor médio de arrendamento, a nível nacional, fixou-se nos 807 euros, numa descida irrelevante de 1% de face à média nacional de 812 euros verificada em 2018. Contudo, esta média foi superada nos distritos de Lisboa - onde o valor médio de arrendamento atingiu os 1014 euros - do Porto com 868 euros e Faro, onde a renda média se situou nos 811 euros. Este indicador revela que o valor do arrendamento, em diversas regiões, já atingiu o limite da capacidade financeira da maioria das famílias portuguesas e que apenas os consumidores do segmento médio, e médio alto, conseguiram aceder às soluções de arrendamento que estão em oferta, no mercado.

Transacções internacionais

Quanto às transacções internacionais, em 2019, a Century 21 refere que foram realizadas 2231 transacções de venda, que reflectem uma subida de apenas 1% face às registadas no ano anterior. O segmento internacional representou cerca de 18% do total das transacções da rede Century 21 Portugal - uma quebra residual face aos 19% verificados em 2018 - e apresentou uma procura estável, contudo, a perder peso face ao crescimento da procura doméstica. Porém, o segmento internacional apresentou características específicas em termos de procura, nacionalidades e de perfis de investidores, com algumas diferenças em função das várias regiões do país.