CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Casas onde escritores famosos ficaram, uma delas é em Portugal

23 de abril de 2018

Hoje quando se celebra o Dia Mundial do Livro, mostramos algumas casas de férias onde escritores famosos hospedaram-se. Paul Auster, esteve nas Azenhas do Mar, em Portugal.

O autor e director pós-moderno Paul Auster passou algum tempo numa espaçosa villa na pitoresca cidade de Azenhas do Mar, durante as filmagens de "The Inner Life of
Martin Frost. Esta casa de férias está rodeada pelos magníficos jardins e monumentos antigos de Sintra, e é desde 1995, Património Mundial da UNESCO.

Em homenagem a este dia, a Holidu, o motor de buscas global para casas de férias, decidiu compilar uma lista com 10 casas de férias incríveis onde escritores famosos passaram a noite e que podem ser reservadas pelos amantes da leitura ou por viajantes que desejam uma estadia especial.

Assim, além da casa de Paul Auster nas Azenhas do Mar, pode-se ainda pernoitar na casa onde o escritor de origem nobre, Giuseppe Tomasi Di Lampedusa, nasceu neste palácio, agora cuidadosamente restaurado, no centro histórico de Palermo. "Il Gattopardo", um dos romances mais importantes da cena literária italiana e mundial, provavelmente foi escrito entre essas paredes, dada a inclinação do autor, desde cedo, para a vida solitária e a leitura. Para os amantes da cultura, o apartamento está localizado no centro e é cercado pelos mais belos teatros e museus de Palermo, para quem quiser, no entanto, ler em paz, em frente a uma bela paisagem, o mar fica a apenas 400 metros.

Os amantes de livros que procuram uma acomodação confortável para relaxar, como fez Roald Dahl, podem aproveitar esta aconchegante cabana em Tenby, País de Gales, onde o autor britânico passou tempo com sua família. A mãe norueguesa influenciou-o desde a infância com contos de fadas nórdicos e mitos sobre bruxas e trolls. Seu humor ácido, portanto, sempre caracterizou seu estilo de escrita, cheio de situações inesperadas e grotescas, em romances como "Charlie e a fábrica de chocolate" e "Matilda". Esta casa de férias está localizada em Tenby dentro de um parque nacional, cercada por natureza e por uma praia com quatro quilómetros de areias brancas.

A casa de férias perfeita para os fãs de James Bond, situa-se no Reino Unido, em Londres. Foi dentro desta estrutura clássica e luxuosa que Ian Fleming inventou o famoso lema "agitado, não misturado" que ainda está presente em todos os livros e filmes de James Bond. Para realmente se sentir como Bond, o famoso bar Dukes que se encontra no mesmo prédio oferece sua bebida: o Vesper Martini (também conhecido como Vodka Martini) em homenagem a Fleming. Os amantes de livros, com um pouco mais de tempo disponível, também podem visitar a Biblioteca Britânica, a biblioteca com a maioria dos livros listados no mundo ou ver uma obra no Globe Theatre. 

Uma casa de férias confortável, nas margens de um lago de 80 hectares, foi a antiga residência do autor naturalista francês Gustave Flaubert, conhecido sobretudo por sua obra-prima mundial "Madame Bovary". O verde em que a casa está imersa e o belo lago, são uma combinação perfeita para passear pelo corpo e mente, entre as
excursões e a leitura. Se tiver tempo para se locomover, pode ir ao Parque Natural da Normandia e chegar a Rouen, o berço do escritor, onde está localizado o museu
dedicado a ele.

Claro que não pode faltar "Don Quixote" de Miguel de Cervantes, é provavelmente um dos livros mais famosos do mundo e o autor influenciou tanto a língua espanhola, que também é chamada de "linguagem de Cervantes". Este luminoso apartamento está localizado em uma das áreas mais bonitas de Barcelona e é uma verdadeira celebração deste autor, que viveu aqui por um par de anos. O apartamento, listado como património da UNESCO, foi completamente renovado, embora continue a ter um encanto especial, dado por algumas pedras antigas deixadas expostas. Em torno do apartamento, a área Barri Gotic parece ser feita especialmente para os amantes de livros: para os curiosos, há o mercado de livros de domingo da Carrer Comte d'Urgell ou o Café Els Quatre Gats, um ponto de encontro de artistas como Gaudì e Picasso.

Uma elegante casa de campo foi o apartamento de férias da famosa escritora inglesa Mary Shelley autora da obra-prima: "Frankenstein". Visitantes que amam mistérios
ficarão felizes em saber que a casa em questão tem sido a protagonista de uma lenda por mais de dois séculos: uma noite, o marido de Shelley incomodou tanto os vizinhos que, dizem eles, atiraram de uma janela. Naquela mesma noite, o casal de autores decidiu se mudar e nunca mais voltar para o País de Gales. Durante algum tempo o casal encontrou a sua própria tranquilidade nesta villa, onde provavelmente também se inspiraram nos arredores verdes e encantadores do Parque Nacional de Gwynedd.

Uma encantadora casa com vista para o mar datada do final do século 19 tem a sua própria história para contar. Entre 1917 e 1918, o famoso escritor Níkos Kazantzákis, originalmente de Creta, viveu aqui. Este é o lugar onde a história original de seu famoso livro "Alexis Sorbas" se passa. O enredo é parcialmente inspirado na biografia de Kazantzákis e fala sobre um jovem que trabalha em uma mina. A mina original, onde Kazantzákis trabalhava, fica a poucos quilômetros da casa. Também a praia, onde a famosa cena de Sirtaki do filme com Anthony Quinn está localizada nas proximidades. 

O famoso escritor e dramaturgo alemão Zuckmayer mudou-se para a Áustria e depois para os Estados Unidos, depois que sua obra-prima "O Capitão de Köpenick" foi
banida durante a Segunda Guerra Mundial. Ele então se estabeleceu permanentemente na Suíça somente após o fim da guerra, onde comprou este luxuoso chalé de madeira em Zermatt. O cenário pitoresco das montanhas suíças provavelmente o inspirou a continuar escrevendo e este chalé poderia ser a acomodação perfeita para quem procura um lugar tranquilo para ler em paz.

Para quem procura uma forma de combinar suas férias de verão com um pouco de cultura, Nice é o lugar perfeito. Escritores famosos como Hemingway, H.G. Wells
ou F. Scott Fitzgerald se apaixonaram pela cidade e seu famoso litoral. Fitzgerald, em particular, adorava a costa francesa e em Nice, o autor hospedou-se neste aparthotel de estilo clássico, o Negresco. No final da década de 1920, Fitzgerald participou de muitas festas exageradas, o que certamente o influenciou por seu famoso romance "The Great Gatsby". Vagando pelo lobby e pela pacífica Riviera, os viajantes podem experimentar a bela sensação do esplendor dos anos 1920.