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Cais do Sodré – Campolide: é o 24 da Carris!

13 de dezembro de 2017

A Carris estima que a carreira de eléctrico 24 regresse às ruas de Lisboa durante o próximo ano, voltando a ligar o Cais do Sodré a Campolide, aponta o Plano de Actividades e Orçamento da empresa para 2018.

De acordo com o documento, encontra-se previsto para 2018 o alargamento da rede de eléctricos, nomeadamente o alargamento da linha de eléctrico 15 - da Praça do Comércio à estação ferroviária de Santa Apolónia - , e a implementação da linha 24 com ligação do Cais do Sodré a Campolide".

 

O 15 até ao Parque das Nações…

Durante o próximo ano será também "iniciado o estudo da expansão da linha 15 ao Parque das Nações, e da ligação do Eixo Central da Alta de Lisboa a Entrecampos", aponta o texto. Actualmente, o elétrico 15 liga a Praça da Figueira a Belém.

Este documento e as orientações estratégicas da Carris serão apreciados na quinta-feira pela Câmara Municipal de Lisboa, em reunião privada do executivo de maioria socialista.

 

Carris: 57 milhões de euros de investimento

Para 2018, a empresa tem previsto um investimento total de mais de 57 milhões de euros, sendo que a maior fatia (43,9 milhões) se destinam à renovação da frota de autocarros.

No plano, a Carris destaca também investimentos relativos "a grandes reparações de material circulante, modernização dos sistemas de bilhética e a construção de um posto de abastecimento de gás natural".

No que toca à oferta, a empresa espera um "aumento mínimo de 7,5%", valor associado à "entrada em funcionamento de novos autocarros ao longo do segundo semestre de 2018 e em 2019".

Já quanto à procura, "prevê-se um crescimento de cinco milhões de passageiros transportados (mais 4,1%) em relação a este ano".

O Plano de Actividades e Orçamento da Carris, que será apreciado pelos vereadores, refere ainda que "as projecções económico-financeiras para 2018 apontam para um resultado positivo, de cerca de 16,278 milhões de euros".

Actualmente, a Carris conta com 75 carreiras de autocarro, sendo que quatro são carreiras de bairro, cinco carreiras de eléctrico, três ascensores e um elevador, e "assegura ainda um serviço diário de transporte de passageiros de mobilidade reduzida e serviços ocasionais de apoio a eventos".

Lusa/DI