CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Café Barreiro dá lugar a Esquadra de Polícia

22 de maio de 2018

A Câmara Municipal do Barreiro realiza amanhã a assinatura do acto de consignação da obra do Café Barreiro para instalação da 5ª esquadra da PSP. Os trabalhos arrancam no próximo dia 28 e deverão prolongar-se por um período máximo estabelecido de 365 dias.

O imóvel, exemplo de Art Deco, foi construído no final do séc. XIX, em pleno centro do Barreiro, numa época em que a então vila não teria mais de 5 mil habitantes. Durante décadas foi o Café Barreiro, o ponto de encontro dos barreirenses. O primeiro piso, de 1940 a 1956, acolheu a sede do histórico Futebol Clube Barreirense, berço muitas glórias do futebol nacional.

Em 2015 o imóvel foi adquirido pela autarquia dado o seu adiantado estado de decrepitude e abandono. Após anos de indecisão foi decidido com o Governo reabilitar o imóvel e convertê-lo na sede da 5.ª Esquadra da PSP. A intenção foi resolver em simultâneo dois problemas, salvar o imóvel e proporcionar mais segurança ao centro da cidade, uma aspiração há muito reclamada pela população.

A esquadra vai ter três pisos, um total de 778 metros quadrados e capacidade para 70 elementos da PSP. A empreitada, segundo o preço base do concurso, ascende a 715 mil euros