CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

CMVM alerta para risco nos mercados accionistas e imobiliário

16 de dezembro de 2017

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) antecipa uma subida do risco nos mercados de acções, imobiliário e 'fintech' em 2018, segundo o 'Risk Outlook'.

O regulador do mercado justifica o aumento do risco no mercado accionista com a baixa volatilidade que pode conduzir a fortes correcções: "durante períodos de baixa volatilidade, os agentes individuais e institucionais aumentam o sentimento subjectivo de segurança e, portanto, a escolha de estratégias de risco", lê-se no relatório.

Nesse sentido, a CMVM acrescenta que "quanto maior o período de calma, maiores os desequilíbrios que podem surgir no sistema financeiro no caso de um evento inesperado que crie a necessidade de mudar as estratégias de investimento".

Já o aumento do risco no mercado imobiliário é justificado pelo regulador com a pressão no crédito e na avaliação do risco, que lembra que "o número de transacções quase duplicou e os preços cresceram 18% entre o segundo trimestre de 2014 e o segundo trimestre de 2017".

Nesse sentido, a CMVM considera que é necessária uma vigilância "cada vez mais estreita" pelos reguladores e também pelos órgãos governamentais.