CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Braga: Bosch vai investir 38 M€ nos próximos 20 meses

3 de abril de 2017

A Bosch vai investir 38 milhões de euros em Braga ao longo dos próximos 20 meses para "aumentar e desenvolver" a área produtiva, estando prevista a criação de 1000 postos de trabalho, anunciou hoje a Câmara Municipal de Braga.

Além do anúncio da aposta da multinacional alemã, feito na reunião do executivo camarário de hoje, o presidente da autarquia, Ricardo Rio, explicou ainda que aquele projecto de investimento foi aprovado como sendo de "interesse económico" pelo que irá ter a concessão de incentivos de redução de IMI e IMT, bem como incentivos sobre o valor das taxas municipais a pagar.

"A Bosch tem um plano de crescimento quase exponencial até 2020 e tem registado um crescimento considerável nos empregos criados e no volume de exportações. Só entre 2013 e 2016 registamos a criação de aproximadamente 1000 postos de trabalho", referiu o autarca.

Segundo o município, "devido à crescente necessidade de produção e à elevada complexidade dos novos produtos, a Bosch tem aumentado a área de desenvolvimento e a área produtiva", sendo que, "até 2023, a empresa espera que a sua área total atinja os 200.000m2", crescimento que "irá permitir aumentar as quantidades produzidas".

A multinacional irá investir em Braga na aquisição de terrenos, na construção de um novo edifício para infraestrutura produtiva e para escritórios, uma nova cantina e um novo parque de estacionamento, reforçando os recursos humanos com a criação de 1.000 postos de trabalho em regime de full-time, perfazendo este investimento o referido valor de 38 milhões de euros.

"Foi aprovada a concessão de incentivos de redução de 87,5%, sobre o valor bruto do IMI, pelo período de 5 anos, e sobre o valor bruto do IMT, bem como de incentivos sobre o valor das taxas municipais a pagar, com uma redução no mesmo valor (87,5%), definiu o autarca.

Lusa/DI