CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Bairrada: Anadia vai ter um Parque Urbano de “grandes dimensões”

5 de abril de 2019

A Câmara de Anadia anunciou hoje ter assinado, com o Consórcio ASF & Nível20, o contrato de empreitada do novo Parque Urbano, no valor de 3,25 milhões de euros e prazo de execução de 18 meses.

O Parque Urbano de Anadia é uma das acções previstas no PARU (Plano de Acção de Regeneração Urbana) de Anadia, tendo sido objecto de candidatura submetida ao Portugal 2020, dentro da prioridade de investimento 6.5 do Eixo 7 do Programa Operacional Regional do Centro.

O arranque das obras deverá "ocorrer dentro de poucos meses", estando dependente do visto do Tribunal de Contas.

A autarquia presidida pela independente Teresa Cardoso garante que um dos principais objectivos do mandato é "construir um parque verde, de dimensões consideráveis, que contribua para melhorar a qualidade de vida urbana e o equilíbrio psicossomático dos seus habitantes, capaz de gerar mais um factor de atractividade que contribua para a fixação de população no aglomerado urbano existente".

Parque apresenta possibilidade para ampliação futura

O projecto pretende "valorizar urbanisticamente a entrada norte da cidade de Anadia", abrangendo uma vasta área arborizada e ajardinada, uma zona para a prática desportiva ao ar livre e edifício de apoio com sanitários, um parque infantil, uma praça central, um parque de merendas com cafetaria de apoio, um lago biológico, percursos para circulação pedonal e ciclovia, parque de estacionamento para automóveis e autocarros.

"A intervenção propõe soluções sustentáveis e que privilegiam a economia local, incluindo um especial enfoque no uso eficiente da energia, gestão optimizada de equipamentos, consolidação de espaços públicos e espaços verdes inovadores, adopção de mecanismos de mobilidade sustentável, assim como a promoção da criatividade e da produção cultural inovadora", descreve a autarquia.

O novo Parque Urbano será polivalente, implantado num terreno com topografia praticamente plana e com capacidade de ampliação futura.

"Será capaz de criar condições complementares de qualidade de vida urbana através da construção de infraestruturas de lazer e convívio, aliadas à prática desportiva num contexto não profissional", resume a autarquia bairradina.