CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

 

Azulejo em Lisboa: Álbum e livro de percursos

16 de setembro de 2016

Está para sair do prelo um álbum fotográfico dos mais belos azulejos de Lisboa e um livro-roteiro de percursos pedestres na capital para ver “in loco” esses exemplares da arte azulejar.

Os livros – que serão apresentados em sessão pública no próximo dia 22, a partir das 18 horas, no Palácio Pimenta (Museu da Cidade) —, editados em 3 línguas (Português, Inglês e Francês) resultam de uma parceria entre a Zest e a equipa de especialistas do PISAL (Programa de Investigação e Salvaguarda do Azulejo de Lisboa), da Direcção Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, tendo beneficiado do apoio de inúmeras pessoas e entidades, como o Museu Nacional do Azulejo, o Patriarcado de Lisboa, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna ou os Transportes de Lisboa (Metropolitano de Lisboa, Transtejo e Soflusa), entre vários outros.

Recentemente o jornal The New York Times qualificou a azulejaria em Portugal  como “um dos doze tesouros da Europa”. E, de forma imparcial, há que constatar que talvez não haja no mundo “país onde o azulejo assuma um tão importante papel como em Portugal. Permanente e marcante na cidade de Lisboa, o azulejo português é único, sendo esta a cidade mais importante do mundo para se observar uma arte tão contemporânea quanto centenária”.

Estes dois livros ajudam-nos não só a conhecer, como também visitar o azulejo aplicado em palácios e igrejas dos séculos XVI a XVIII, até aos mais importantes artistas da actualidade, passando pelo belíssimo azulejo de fachada e publicitário.