CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

Avenue lança Bonjardim no Porto num investimento de 57 milhões de euros

24 de fevereiro de 2022

O empreendimento, que representa um investimento global de 57 milhões de euros, por parte da promotora Avenue, entra em fase de comercialização hoje e 10% das vendas foram já realizadas na fase de pré-comercialização.

O projecto, rodeado pela Rua do Bonjardim, Rua Formosa e Rua Sá da Bandeira, conjuga habitação e retalho e irá reabilitar o quarteirão D. João I com a construção de cinco novos blocos de edifícios e 16 lojas, estando a obra já bastante avançada. Os pisos abaixo do solo e a estrutura da zona comercial já estão concluídos e a área residencial já apresenta a laje do 1º piso finalizada e o 2º piso em construção num total de cinco pisos.

O Bonjardim oferece 93 apartamentos, com tipologias de T0 a T4, de 35 m2 a 192 m2, distribuídos por uma área bruta de construção de cerca de 28.000 m2 acima do solo: cerca de 13.250 m2 são destinados a habitação, dos quais, 17% serão desenvolvidos por um parceiro hoteleiro como “branded residences”. 

A zona de comércio, situada nos pisos térreos. O projecto inclui ainda uma unidade hoteleira de 4 estrelas, com cerca de 280 quartos, que ocupará uma área total de cerca de 11.200 m2. A exploração desta unidade será da responsabilidade do mesmo parceiro hoteleiro.

O empreendimento Bonjardim conta ainda com estacionamento coberto, dividido em três pisos subterrâneos, com uma área total de cerca de 21.000 m2. Terá 499 lugares de estacionamento e zonas distintas de uso exclusivo para residentes e outra de uso público com 250 lugares.

Aberto ao nível do piso comercial para usufruto público da cidade, este condomínio reforça a paisagem contemporânea do Porto e oferece aos seus moradores, e a quem usufrui dos seus espaços exteriores, um novo destino para explorar. A praça central do empreendimento, com cerca de 2500 m2, vai contar com zonas ajardinadas, esplanadas, cafés, restaurantes, lojas e serviços com o objetivo de ser o novo centro de atracção e convívio da cidade, acessível a todos.

Para Aniceto Viegas, CEO da Avenue, “é com grande orgulho que lançamos oficialmente o Bonjardim. Este lançamento simboliza a concretização deste projecto icónico, que após muitos anos com um futuro incerto, será finalmente realizado. O Bonjardim contribuirá para a merecida requalificação desta zona da cidade do Porto e para devolver o esplendor da Rua Sá da Bandeira, que já conta com a requalificação do Mercado do Bolhão. Este projecto é o terceiro investimento da Avenue no Porto, após o Aliados 107, que já está concluído, e o quinto no Porto que se encontra na fase final de construção”.

A comercialização foi entregue à JLL, Predibisa e Luximo’s

Para Patrícia Barão, Head of Residential da JLL, “o Bonjardim é dos projectos mais emblemáticos do Porto e vem criar uma nova centralidade em pleno centro histórico. Só por isso já seria uma proposta inédita, mas acrescenta apartamentos pouco comuns, na baixa da cidade, como tipologias diversificadas, desde estúdios a T4. Tudo isto no coração de uma cidade que soube manter a genuinidade invicta, mas, simultaneamente, projectar-se no futuro. O Bonjardim é o melhor reflexo desta dualidade que colocou o Porto nos roteiros internacionais. Vai ser uma âncora de pessoas para a cidade e não temos a menor dúvida de que este projecto vai ser um sucesso”.

Joana Lima, Directora do departamento de Reabilitação Urbana da Predibisa reforça que: “Dando continuidade a um novo conceito residencial, baseado num “mix” de tipologias pensadas para as famílias que apreciam o “lifestyle” da Baixa Portuense, nasce o novo projecto da Avenue. Este empreendimento, de carácter singular, irá definir uma nova vivência no centro da cidade marcada por um estilo de vida contemporâneo e cosmopolita, capaz de se igualar às grandes cidades europeias. De salientar a importância deste projecto para o traçado urbano da baixa portuense que se assumirá como um eixo unificador de algumas das principais ruas do Porto. Destacamos também o trabalho notório e o sucesso de todos os projectos da Avenue na cidade do Porto, onde começou a afirmar-se com a intervenção realizada na reabilitação do Edifício Aliados 107 “.

Ricardo Costa, CEO da Luximo’s Christie´s International Real Estate, conclui que “o Bonjardim é um exemplo perfeito de integração de um projecto residencial no coração da cidade do Porto, moderna e cosmopolita. Num ambiente com uma vibração única, estes novos apartamentos de grande qualidade prometem melhorar a experiência de moradores e visitantes do centro da cidade oferecendo um ambiente tranquilo e familiar, no interior, e de convívio e partilha no exterior onde os restaurantes, cafés, esplanadas, mercados, teatros e comércio tradicional são, há décadas, um cartão de visita irresistível da baixa portuense. Pelas magníficas condições do edifício, desde a qualidade dos materiais à elegância arquitectónica e à localização, o Bonjardim será o lugar onde famílias e empresas vão querer estar, sendo um projeto que recomendaremos fortemente à nossa carteira de investidores nacionais e internacionais”.