CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Avaliadores Imobiliários portugueses já conquistaram estatuto europeu

27 de maio de 2019

A ANAI – Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários concluiu o seu processo de adesão ao TEGoVA, The European Group of Valuers' Associations.  A etapa final deste processo consistiu na realização de uma apresentação pública da ANAI na Assembleia Geral do European Group of Valuers' Associations, a qual decorreu entre os dias 16 e 18 de maio em Dubrovnik, na Croácia.

Em comunicado, a ANAI, revela que se encontram perante a abertura de um novo capítulo, com este processo de adesão, cujo objectivo principal é adequar e promover a convergência e a coerência das práticas de Avaliação em contexto nacional com as Normas definidas à escala internacional e, cumulativamente, garantir a interacção dos Peritos Avaliadores em toda a UE.

"Em relação a esta matéria, importa salientar que devido à dificuldade na comparabilidade de valores dentro do espaço europeu, a questão da ausência de um único normativo de avaliação de imóveis, internacionalmente reconhecido, tem vindo a ser debatida ao nível da União Europeia. O desenvolvimento de relações plurilaterais e o reconhecimento de preocupações transversais do sector profissional à escala supranacional poderá contribuir para a valorização da actividade profissional de Perito Avaliador de Imóveis junto das autoridades nacionais", explica a associação.

.