CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Aumento de preços das casas pode afectar procura interna

7 de março de 2018

A recuperação dos preços das casas em Portugal registado em 2016 e 2017 corresponde a “uma correcção de valores anteriormente baixos”, mas poderá afetar a procura interna – alertou hoje a Comissão Europeia.

No relatório sobre Portugal, divulgado no âmbito do “pacote de Inverno do semestre europeu”, o executivo comunitário conclui que “os riscos ligados ao dinamismo renovado no sector habitacional parecem estar controlados actualmente”.

Se o actual ritmo acelerado do crescimento do preço real das casas for mantido a médio prazo em Portugal, recomenda-se uma monitorização mais próxima deste indicador, lê-se no relatório, apurando que o rápido aumento de preços já está a afectar a procura interna e “pode agravar a questão da acessibilidade da habitação”.

Para a Comissão Europeia, o aumento de preços das casas foi, “principalmente, restrito às áreas turísticas”, já que, no geral, os valores no sector da habitação “ainda estão a recuperar da queda da crise”.

“A concentração de aumento de preços nas áreas turísticas, incluindo projectos de transformação de propriedades residenciais em instalações de alojamento, sugere que o mercado imobiliário é actualmente impulsionado, principalmente, por procura externa e investimentos relacionados com o turismo”, refere o executivo comunitário, acrescentando que “os factores domésticos parecem muito mais fracos, já que o stock de empréstimos hipotecários ainda está em declínio”.

De acordo com o relatório, o aumento de preços em 2016 e 2017 “ocorre após um longo período de declínio e é visto até agora como uma correcção da desvalorização passada em vez de uma acumulação de novos desequilíbrios”.

Na perspectiva da Comissão Europeia, o preço real das casas ainda se encontra “subvalorizado”.

Em relação ao sector da construção, o executivo comunitário recomenda uma avaliação das restrições existentes para “entender se são uma barreira para o aumento da oferta de habitação”.

Lusa/DI