CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Até Agosto anúncios de grandes concursos de obras públicas já superaram mil milhões de euros

24 de setembro de 2019

Até ao final de Agosto, o total de concursos públicos de empreitadas promovidos, ou seja, objeto de anúncio em Diário da República, foi de 2.858 milhões de euros, valor que representa mais 72% que o verificado no período homólogo de 2018.

De acordo com o Barómetro das Obras Públicas da AICCOPN, com o anúncio de abertura do concurso para construção do Hospital Central do Alentejo, com um preço base de cerca de 150 milhões de euros, são já 12 os lançamentos de grandes concursos de empreitadas (com valor igual ou superior a 25 milhões de euros) atingindo-se um total de 1.012 milhões de euros no corrente ano. No entanto, ainda não foi registada a celebração de qualquer contrato no âmbito destes procedimentos.

Também nos primeiros oito meses do ano, os contratos celebrados e reportados no Portal Base no âmbito de concursos de empreitadas de obras públicas, situaram-se nos 1.217 milhões de euros, mais 20% em termos homólogos. Os contratos de empreitadas celebrados em resultado de Ajustes Directos e Consultas Prévias situam-se nos 250 milhões de euros, menos 24% em termos homólogos. No seu conjunto, os contratos de empreitadas de obras públicas celebrados até final de Agosto, atingiram 1.542 milhões de euros, mais 5% que o verificado em 2018.