CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Alentejo vai ter Hospital Central em Évora

11 de janeiro de 2019

O Governo apresentou hoje o projecto de financiamento para a construção do Hospital Central do Alentejo. O novo hospital alentejano, de acordo com o Ministério da Saúde, deverá implicar um investimento total de 181 milhões de euros, dos quais 150 milhões para o edificado e 31 milhões para a aquisição de equipamentos.

O projecto de financiamento para a construção do Hospital Central do Alentejo, em Évora, foi apresentado esta sexta-feira, no Hospital do Espírito Santo de Évora, numa sessão presidida pelo Primeiro-ministro, António Costa.

A ministra da Saúde, Marta Temido, revelou que o concurso para a empreitada deverá ser lançado este ano, sendo que a construção do novo equipamento de saúde deverá iniciar em 2020.

O novo Hospital Central do Alentejo irá servir, numa primeira linha, cerca de 200 mil habitantes da região de Évora, e numa segunda linha, "vai também servir toda a região do Alentejo", ou seja, "cerca de meio milhão de pessoas", salientou Marta Temido.

"Este novo hospital tem um conjunto de vantagens e responde a um conjunto de expectativas da população da região" e irá permitir "uma diferenciação tecnológica acentuada" e "o alargamento e reforço da actual oferta de serviços", concluiu Marta Temido.

O hospital terá 78.075m² de área bruta num edifício fragmentado em 8 corpos estruturais independentes uns dos outros “com uma forma em que o corpo principal do bloco de 9 andares apoia-se perpendicularmente nos restantes blocos. A solução do projecto também inclui o tratamento de 170.266m² de espaços verdes, que incluem 1.605 lugares de estacionamento.