CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

APCMC Datacheck: Materiais de construção com plataforma digital inovadora

29 de março de 2021

Chegou a APCMC Datacheck - uma plataforma digital e inovadora com informações detalhadas sobre os produtos e materiais da construção, inserida no projeto “Speed Up – Materiais de Construção 4.0”.

Lançada pela APCMC - Associação dos Materiais de Construção, a plataforma de gestão que permite aceder a toda a informação sobre os produtos do sector dos materiais de construção e disponibilizado a todos os associados, distribuidores e fornecedores. O projecto é sustentado numa plataforma web de gestão de Master Data (Base de Dados Mestre) de produtos da construção.

Segundo a APCMC, nos próximos dias será disponibilizado a todos os associados, distribuidores e fornecedores, a estrutura de dados em Excel e o respectivo guia para que possam desde já começar a adaptar os respectivos sistemas internos de informação para tirar partido deste novo serviço.

Esta plataforma de gestão é o garante da qualidade da informação sobre os produtos, informação que será directamente carregada e atualizada pelos fornecedores, num formato e com estrutura standard a nível europeu. A partir daí os comerciantes, clientes desses fornecedores, poderão fazer de forma simples o download de toda a informação sobre os produtos, incluindo preços, imagens e fichas técnicas, etc., bem como as respectivas actualizações, numa vulgar folha de Excel.

O facto de ser usado um standard europeu é um elemento facilitador importante, sobretudo para as empresas exportadoras nacionais, mas também para quem importa.

Segundo José de Matos, secretário geral da APCMC, “a concretização, em cada uma das empresas e na cadeia de valor, das enormes vantagens em termos de economia de recursos, redução de erros e tempo, bem como as oportunidades que se abrem no domínio da automação de processos e da comunicação e marketing, só vai depender do grau de utilização. Podemos garantir, desde já, que é mais simples do que parece”.

Iniciativa insere-se no projeto “Speed Up – Materiais de Construção 4.0”

A plataforma APCMC Datacheck está inserida num projecto mais abrangente que a Associação dos Materiais de Construção tem em curso e que vai permitir às empresas do sector a digitalização dos seus processos administrativos, logísticos e comerciais, bem como a comunicação com clientes e fornecedores, de forma mais célere, fiável e facilitada.

Trata-se do projecto designado por “Speed Up – Materiais de Construção 4.0”, apoiado pelos fundos do Portugal 2020-COMPETE, que compreende um conjunto de iniciativas de promoção e divulgação mais abrangente.

O projeto Speed Up tem como principal objectivo acelerar a transicção dos materiais de construção para uma nova realidade de adopção tecnológica e digital nos processos de negócio das PME, condições essenciais ao desenvolvimento de uma abordagem integral e integrada na fileira da construção nacional.

“Este é um projecto estratégico e estruturante para a fileira dos materiais de construção, para a actividade de projecto e para a própria construção, em particular para as PME, que irá facilitar a digitalização dos processos internos e a comunicação entre os diversos agentes, propiciando maior eficiência, aumentando a produtividade, dinamizando as vendas pelos canais digitais, impulsionando a utilização das ferramentas BIM e o EDI entre fornecedores e clientes”, acrescenta José de Matos.