CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
quarta-feira, 27 de outubro de 2021
Actualidade
APCMC Datacheck: Materiais de construção com plataforma digital inovadora

APCMC Datacheck: Materiais de construção com plataforma digital inovadora

29 de março de 2021

Chegou a APCMC Datacheck - uma plataforma digital e inovadora com informações detalhadas sobre os produtos e materiais da construção, inserida no projeto “Speed Up – Materiais de Construção 4.0”.

Lançada pela APCMC - Associação dos Materiais de Construção, a plataforma de gestão que permite aceder a toda a informação sobre os produtos do sector dos materiais de construção e disponibilizado a todos os associados, distribuidores e fornecedores. O projecto é sustentado numa plataforma web de gestão de Master Data (Base de Dados Mestre) de produtos da construção.

Segundo a APCMC, nos próximos dias será disponibilizado a todos os associados, distribuidores e fornecedores, a estrutura de dados em Excel e o respectivo guia para que possam desde já começar a adaptar os respectivos sistemas internos de informação para tirar partido deste novo serviço.

Esta plataforma de gestão é o garante da qualidade da informação sobre os produtos, informação que será directamente carregada e atualizada pelos fornecedores, num formato e com estrutura standard a nível europeu. A partir daí os comerciantes, clientes desses fornecedores, poderão fazer de forma simples o download de toda a informação sobre os produtos, incluindo preços, imagens e fichas técnicas, etc., bem como as respectivas actualizações, numa vulgar folha de Excel.

O facto de ser usado um standard europeu é um elemento facilitador importante, sobretudo para as empresas exportadoras nacionais, mas também para quem importa.

Segundo José de Matos, secretário geral da APCMC, “a concretização, em cada uma das empresas e na cadeia de valor, das enormes vantagens em termos de economia de recursos, redução de erros e tempo, bem como as oportunidades que se abrem no domínio da automação de processos e da comunicação e marketing, só vai depender do grau de utilização. Podemos garantir, desde já, que é mais simples do que parece”.

Iniciativa insere-se no projeto “Speed Up – Materiais de Construção 4.0”

A plataforma APCMC Datacheck está inserida num projecto mais abrangente que a Associação dos Materiais de Construção tem em curso e que vai permitir às empresas do sector a digitalização dos seus processos administrativos, logísticos e comerciais, bem como a comunicação com clientes e fornecedores, de forma mais célere, fiável e facilitada.

Trata-se do projecto designado por “Speed Up – Materiais de Construção 4.0”, apoiado pelos fundos do Portugal 2020-COMPETE, que compreende um conjunto de iniciativas de promoção e divulgação mais abrangente.

O projeto Speed Up tem como principal objectivo acelerar a transicção dos materiais de construção para uma nova realidade de adopção tecnológica e digital nos processos de negócio das PME, condições essenciais ao desenvolvimento de uma abordagem integral e integrada na fileira da construção nacional.

“Este é um projecto estratégico e estruturante para a fileira dos materiais de construção, para a actividade de projecto e para a própria construção, em particular para as PME, que irá facilitar a digitalização dos processos internos e a comunicação entre os diversos agentes, propiciando maior eficiência, aumentando a produtividade, dinamizando as vendas pelos canais digitais, impulsionando a utilização das ferramentas BIM e o EDI entre fornecedores e clientes”, acrescenta José de Matos.

PUB
PUB
TURISMO
Alojamento e Restauração com maior proporção de novas contratações no 2º trimestre
27 de outubro de 2021
ARRENDAMENTO
Procura de famílias estrangeiras que fixam residência em Portugal impulsionam mercado de arrendamento
27 de outubro de 2021
PUB
PUB
INTERNACIONAL
Novo Fundo de Investimento da Sonae Sierra adquire cinco supermercados na Alemanha
26 de outubro de 2021
PUB