CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

77% dos Millennials preferem o comércio local

20 de abril de 2018

Os Millennials portugueses não procuram apenas os centros comerciais, 77% dos adultos entre os 18 e os 35 anos gostam de fazer compras nas lojas no centro das suas cidades e 75% recorrem ao comércio de proximidade para procurarem produtos distintos.

Apesar de vivermos num ambiente tecnológico sem precedentes, a população europeia entre os 18 e os 35 anos continua a considerar as lojas físicas bastante atractivas. Mesmo depois da euforia dos centros comerciais e num momento em que se fala cada vez mais de eCommerce, um concorrente tradicional parece estar a ganhar nova vida entre os Jovens Adultos: é que, em média, 68% dos Millennials europeus têm uma opinião favorável sobre as grandes lojas situadas no centro das cidades. Neste contexto, os portugueses são mesmo os que mais referem este tipo de comércio como favorito, com 77 pontos percentuais, seguido dos inquiridos na Roménia, com 76%. Os austríacos são aqueles que menos entusiasmo demonstraram nestas lojas, com apenas 55% do total de inquiridos a registarem uma opinião positiva.

De acordo com os resultados do Observador Cetelem Consumo Millennials 2018,  70% dos Millennials europeus afirmam gostar de procurar produtos diferenciados junto do comércio de proximidade e fazer compras neste tipo de lojas, com destaque para os povos escandinavos (81% dos suecos e 78% dos dinamarqueses). Refira-se que os portugueses não estão muito longe destes valores e encontram-se mesmo entre aqueles que com maior interesse no comércio de proximidade (75%).

Relativamente às grandes superfícies, o estudo revela que em média, 78% dos inquiridos desta geração sente prazer ao visitar grandes superfícies do ramo alimentar. Romenos, com 89%, são aqueles que mais gostam destes espaços, enquanto os dinamarqueses se encontram no polo oposto, com 67%. Os Millennials portugueses estão 3 pontos percentuais acima da média, com 81%. Quanto a grandes espaços comerciais que combinem lojas com actividades de lazer, 74% dos Millennials assumem gostar de frequentá-los, valor 9 pontos percentuais mais elevado do que a média do estudo (65%). Entre os Millennials portugueses, 84% afirmam preferir este tipo de espaço comercial, apenas ultrapassados por romenos, com 87%.

No caso das grandes superfícies especializadas que 69% dos Millennials afirmam frequentar. Uma das principais razões é o facto de as pessoas com idades entre os 18 e os 35 anos estarem no início da sua vida ativa e familiar, o que implica mobilar, fazer bricolagem e decoração de interiores. Neste caso, os inquiridos portugueses (61%) encontram-se um pouco abaixo da média europeia, que ronda os 70%.