CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

477 milhões em concursos de empreitadas de obras públicas

17 de maio de 2018

Apesar de terem sido promovidos 477 milhões de euros em concursos de empreitadas de obras públicas, registou-se menos 36% que o verificado no trimestre homólogo de 2017.

De acordo com o Barómetro das Obras Públicas da AICCOPN, mesmo com o lançamento, em Março, de dois concursos no âmbito da construção da linha ferroviária entre Évora e Elvas, num total de 170 milhões de euros, a que se soma, ainda, o concurso associado a trabalhos e reparação e conservação da Ponte 25 de Abril, com um preço base de 18 milhões de euros, o volume de empreitadas de obras públicas deste trimestre é o pior, desde o terceiro trimestre de 2016.

No Barómetro verifica-se ainda que o total de contratos celebrados no âmbito de concursos públicos e reportados no Observatório das Obras Públicas no primeiro trimestre do ano, ascendeu aos 243 milhões de euros, menos 7% face a igual período de 2017.

Já os contratos celebrados na modalidade de Ajuste Direto somaram um total de 137 milhões de euros, ou seja, menos 1% que o apurado no mesmo período de 2017. No seu conjunto, o volume total de contratos celebrados no primeiro trimestre foi de 397 milhões de euros, o que traduz uma quebra de 7% em termos homólogos. Desta forma, verifica-se que, quer ao nível do lançamento de concursos públicos, quer ao nível do volume de contratos celebrados, o primeiro trimestre de 2018 registou uma evolução significativamente negativa, em oposição ao que se verificava, de forma relativamente consistente, desde 2016.