CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Foto DR

Viseu inaugura «hub» de carregamento para mobilidade eléctrica

19 de setembro de 2022

Dando sequência à execução do Programa do Fundo Ambiental aprovado pelo Governo, vai ser inaugurado hoje, mais um Hub de carregamento para a mobilidade eléctrica, desta vez em Viseu.

O investimento para um total de nove Hubs é de cerca de dois milhões de euros, integrado no programa de Estabilização Económica e Social, lançado pelo Governo e com financiamento do Fundo Ambiental.

“A expansão da rede de carregamento é, neste momento, a grande prioridade da MOBI.E.” – sublinha o presidente da empresa Luís Barroso, que adianta: “para cumprir o plano de ter 15 mil postos de carregamento até 2025, este hub em Viseu” enquadra-se no esforços que têm vindo a ser feitos um pouco por todo o país. Actualmente “contamos com mais de 5000 postos de carregamento, por isso estamos a trabalhar com urgência para cumprir os objectivos a que nos propusemos” – adiantou o gestor.

O Hub de Viseu vai ser operado pela EDP Comercial ao abrigo de um contrato de concessão de dez anos. 

Cada Hub, tal como a que vai ser inaugurada agora em Viseu é constituído por nove postos de carregamento: um ultrarrápido (150 kW), três rápidos (50 kW) e cinco semirrápidos (22 kW). Depois de Leiria, Guimarães, Loures e Loulé seguem-se Almada, Coimbra, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, “projectos que estarão concluídos durante os próximos meses”, revela o presidente da MOBI.E.

A MOBI.E, S.A. é uma empresa pública desde 2015, e assumiu a responsabilidade no mercado regulado da mobilidade eléctrica pela gestão e monitorização da rede de postos de carregamento elétrico, nomeadamente em termos de fluxos energéticos e financeiros, como Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME).