CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

RE/MAX Collection

Venda de imobiliário de luxo em Portugal continua em alta

18 de agosto de 2022

A RE/MAX Collection, imobilária no segmento de luxo, fechou o primeiro semestre com um total de volume de preços na ordem dos 692 milhões de euros, o equivalente a um aumento de 12,5%, face a igual período de 2021. Durante os primeiros seis meses deste ano, registou 2.395 transacções, um incremento de 9% face à primeira metade de 2021, período em que a imobilária comercializou cerca de 614,8 milhões de euros e realizou 2.198 transacções.

Na análise semestral sobre os principais tipos de imóveis, os dados revelam que os apartamentos e as moradias mantêm importância no segmento premium da marca, representando a grande fatia do produto Collection, em particular os apartamentos, que ultrapassaram mesmo os 70% do volume de comissões gerado neste segmento, visí­vel no quadro infra. Notar ainda um leve aumento da importância dos outros tipos de imóveis (quintas, estúdios, duplexes) face ao registado em todo o ano de 2021. No que respeita ao volume de transacçõees, salientar a subida de 4% do peso das tipologias T3 e T4 referentes a moradias.

RE/MAX Collection

A RE/MAX Collection negociou imóveis com clientes de 51 nacionalidades estrangeiras. Não obstante, continuam a ser os portugueses os principais clientes, com intervenções em 72,2% das transacçõees, entre Janeiro e Junho de 2022. Os brasileiros e norte-americanos foram a segunda e terceira nacionalidades em destaque em termos de volume de negócios e transacções, reforçando o seu peso no segmento. O top 5 é ainda composto por clientes franceses e chineses. Já as restantes nacionalidades intervenientes em negócios de imóveis Collection neste período foram responsáveis por 7,7% das transacções e 8,5% em volume de negócios total.

"O mercado de luxo está bastante dinâmico, como confirmam os excelentes resultados alcançados pela RE/MAX Collection na primeira metade do ano. Estes resultados demonstram os elevados índices de confiança que clientes, parceiros e investidores depositam nos serviços prestados pela marca e da forte atractividade que os seus imóveis exercem junto dos mais exigentes potenciais interessados. Não podemos, paralelamente, esquecer que este segmento é o mais resiliente a dificuldades de origem económica e financeira, como as derivadas das subidas da inflacção e das taxas de juro, pelo que o contexto atual de alguma incerteza não teve impacto significativo na dinâmica do mercado neste período", explica Beatriz Rubio, CEO da RE/MAX.

Com um total de 10.119 agentes no final do primeiro semestre do ano, 943 dos quais com certificação Collection, as perspectivas da marca para a segunda metade do ano são optimistas, uma vez que "o mercado de luxo, no que à  rede RE/MAX diz respeito, tem dado provas de especial vigor e robustez. Tal é justificado pelo reforço da qualidade do serviço prestado pela marca Collection e do maior e melhor acompanhamento por parte dos seus consultores especializados nesta vertente premium. Além disso, temos assistimos a um crescente interesse dos investidores estrangeiros neste segmento, que acreditamos se vai manter na segunda metade do ano", acrescenta Beatriz Rubio.

Distrito de Porto e Aveiro crescem no segmento de luxo

De acordo com dados da RE/MAX Collection, o distrito de Lisboa mantém a liderança nacional, com um volume de negócios de 77,4% e um volume de transacções de 77,7%, mantendo assim a sua preponderância no conjunto do segmento. O destaque vai para o distrito do Porto, que ocupa a 2ª posiçâo, reflectindo o aumento de quase dois percentuais (p.p.) no volume de negócios e de um p.p. nas transacões, face ao periodo homólogo. Evidenciar ainda o distrito de Aveiro que ascendeu à sexta posição, por substituição da região de Coimbra.

Numa análise semestral mais detalhada ao distrito de Lisboa, constata-se que continuaram a ser preponderantes três concelhos: Lisboa, Cascais e Oeiras, representando aproximadamente 84% das transacções no distrito. As flutuações mais significativas foram as registadas em Cascais, com um aumento de quase 4% no peso que detém no conjunto das transacções do distrito, assim como a subida à quarta posição do concelho de Sintra, por troca com o de Loures. Tal como Cascais, o concelho de Sintra viu, assim, crescer a sua importância relativa nas transacções região.

De acrescentar que a atribuição da categoria "imóvel de luxo" varia, existindo critérios diferentes noutras marcas. A RE/MAX Collection baseia-se em critérios de localização e preço, com exigentes e muito elevados padrões de design e arquitetura, pelo que exclui-se­, por exemplo, terrenos e lojas da sua lista, como outras imobiliárias do segmento incluem.