CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Programa REVIVE: adjudicadas concessões do Mosteiro do Lorvão e do Palacete dos Condes Dias Garcia

27 de março de 2020

Depois de ter obtido, há semanas, a adjudicação da exploração do Paço Real de Caxias, em Oeiras, o Grupo hoteleiro Turim ganha agora a concessão do Mosteiro do Lorvão, em Penacova. Por sua vez, o Grupo Hoti Hotéis viu-lhe atribuída pelo Governo a concessão do Palacete dos Condes Dias Garcia, em S. João da Madeira.

A reabilitação e exploração do Mosteiro do Lorvão foi adjudicada pela Secretaria de Estado do Turismo (SET), no âmbito do REVIVE, ao Grupo hoteleiro Turim, através da empresa Imobimacus, que deverá realizar um investimento na ordem dos 6,9 milhões de euros para a recuperação do imóvel e instalação de um estabelecimento hoteleiro. A renda anual devida pela concessionária ao Estado é de 40 mil euros.

No que respeita à exploração do Palacete dos Condes Dias Garcia, a Hoti Star – Portugal Hotéis, S.A. vai pagar uma renda anual de 30.528 euros, no âmbito da recuperação do imóvel e da instalação de um estabelecimento hoteleiro de 4 estrelas, num investimento que deverá rondar os 4 milhões de euros.

O Mosteiro do Lorvão (Monumento Nacional), foi fundado em 878, pouco depois da reconquista cristã de Coimbra, pelos monges de Cluny, tendo, a partir de 1206, passado a albergar a Ordem de Cister. Em 1824, com a extinção das ordens religiosas, passou para a posse do Estado, tendo mantido funções religiosas até à morte da última freira em 1887. Já no século XX, todo o imóvel foi requalificado para acolher um hospital psiquiátrico, encerrado em 2012.

O Mosteiro do Lorvão é um dos 33 imóveis inscritos na primeira fase do REVIVE, um programa que “visa valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atractividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do país”.

Em 2019, foi lançada a segunda edição do REVIVE, com a integração de 16 novos imóveis, um dos quais, o Palacete dos Condes Dias Garcia, em S. João da Madeira, agora adjudicado à Hoti Hotéis.

Construído na viragem do século XIX para o século XX, este palacete é um exemplar arquitectónico do “estilo abrasileirado” ou “Arquitectura dos brasileiros”, símbolo da afirmação e do prestígio pessoal e riqueza do seu proprietário, António Dias Garcia, natural de São João da Madeira, que fez fortuna no Brasil.

 

Adjudicadas já 16 concessões no âmbito do REVIVE

“Ambos os imóveis são concessionados por 50 anos, prevendo-se a sua abertura ao público como estabelecimentos hoteleiros em meados de 2022” - refere o comunicado da SET.

Até ao momento, segundo ainda a SET, foram adjudicadas 16 concessões no Programa REVIVE, “representando um investimento total na recuperação de património público estimado em 129 milhões de euros, e rendas anuais que já ultrapassam os 2,4 milhões de euros”.

Resultado de uma iniciativa conjunta das áreas governativas da Economia, Finanças e Cultura, com a colaboração das autarquias, o REVIVE integra actualmente um total de 49 imóveis, dos quais 21 se localizam em territórios do interior.

Presentemente, estão abertos os concursos para a concessão da Quinta do Paço de Valverde, em Évora, e do Forte da Barra de Aveiro, em Ílhavo; prevendo a SET lançar em já Abril dois novos concursos para a concessão dos Fortes da Cadaveira e de S. Pedro, em Cascais.