CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Portugal no 1º lugar quanto à opção de cancelamento gratuito de casas de férias

8 de abril de 2021

Portugal ocupa o primeiro lugar relativamente às propriedades com cancelamamento gratuito com 67.03%. França e Espanha ocupam o segundo e terceiro lugar na tabela com 66.05% e 62.90%, respectivamente.

Segundo Holidu, o motor de pesquisa para casas de férias, este é um dos temas de viagem mais importantes de 2021: reservas flexíveis de alojamentos de férias. Desde a pandemia mundial, o comportamento dos viajantes mudou significativamente e o desejo de uma opção de cancelamento gratuito é agora crucial para muitos viajantes. Até agora, as possibilidades flexíveis de cancelamento no mercado de casas de férias não eram uma questão natural.

Salvador Nogueira, porta-voz da Holidu explica: "O mercado de casas de férias ficou tão atrasado em relação a outros
segmentos de viagem, como hotéis com condições de cancelamento mais flexíveis já estão, por exemplo, há muito mais tempo estabelecidos. Estamos ansiosos por recuperar o atraso e oferecer aos viajantes mais de dois milhões de acomodações com reservas flexíveis. Podemos também simplificar significativamente a procura de objectos que podem ser cancelados gratuitamente com uma opção de filtro".

 Os dados podem ser uma grande ajuda para aqueles que estão ansiosos para aproveitar umas férias, mas receiam
perder o dinheiro da reserva devido à situação actual. Os países europeus onde a maioria dos alojamentos oferece a
opção de cancelamento gratuito, tem Portugal no topo da lista, seguido pela França e Espanha. Enquanto a Dinamarca, a Croácia e a Suécia ocupam as últimas posições.

Novo filtro de pesquisa "cancelamento gratuito"

Os fundadores da Holidu Johannes e Michael Siebers tornaram a sua missão de finalmente facilitar a procura e reserva de casas de férias - e desde o Corona, também muito mais flexível. Assim, oferecem aos utilizadores um filtro de cancelamento que lhes permite encontrar todos os alojamentos de férias com condições flexíveis ao clicar num botão. Em qualquer pesquisa, os visitantes do website da Holidu podem utilizar filtros tais como: comodidades, preço ou classificação para encontrar o alojamento perfeito para eles. Agora a selecção é alargada pelo filtro "cancelamento
gratuito". Se este for activado, apenas as casas e apartamentos de férias para os quais o cancelamento gratuito é possível após a reserva aparecem nos resultados da pesquisa.

Nas informações detalhadas sobre os alojamentos, os prazos exactos são listados, por exemplo, duas semanas ou mesmo três dias antes da partida. Cada vez mais ofertas de casas de férias com regras de cancelamento flexíveis
A Holidu não só agrega as ofertas de todos os principais portais de reservas como HomeAway e Booking.com, mas também as de muitos fornecedores regionais especializados .

"No ano passado, tornou-se evidente que as condições de cancelamento dos fornecedores individuais foram tratadas de forma muito diferente. Para o cliente, isso significava ler muitas letras pequenas", diz o porta-voz da Holidu Salvador
Nogueira. Cerca de 42% das férias em casa de férias foram canceladas em 2020. Uma grande frustração para muitos viajantes, uma vez que a procura de férias em casas privadas têm vindo a crescer desde o surto sendo, também, o tipo de alojamento preferido para muitos.

"Vemos que as condições flexíveis são muito procuradas pelos clientes. As casas de férias com boas opções de
cancelamento geram cinco vezes mais reservas", relata o porta-voz da Holidu Salvador Nogueira.

Em resumo observa-se que Portugal é o país que apresenta mais propriedades com cancelamento gratuito. Quanto às regiões Vila Real, Serra da Estrela e Açores ocupam os primeiros lugares da tabela com 77.07%, 73.44% e Açores com 69.96%, respectivamente. Seguem-se Coimbra, Madeira, Porto e Sagres com percentagens superiores a 68%. No final da tabela encontram-se Costa Vicentina, Lisboa e Faro com percentagens entre os 63% e 65%.