CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Sonae SierraAMesanaPraca

Sonae Sierra aumenta o portefólio de activos sob gestão na Europa e Marrocos

3 de outubro de 2022

Nos primeiros nove meses de 2022, a Sierra reforçou e diversificou o seu portefólio de activos sob gestão na Europa e em Marrocos com a assinatura de 23 novos contratos e captação de novos clientes. Desde o início do ano, a Empresa conta com mais 11 novos contratos da área de Property Management e 12 de Leasing, ao serviço de diferentes perfis de clientes, de institucionais a investidores privados.

Com uma experiência de mais de três décadas na prestação de serviços de gestão imobiliária, a Sierra tem vindo a apostar num crescimento internacional abrangendo diferentes tipologias de ativos imobiliários. Desde o início do ano, o crescimento da prestação de serviços de Property Management é bem refletido em países como Alemanha, Espanha, Itália, Polónia, Portugal, Marrocos e Kosovo.

Para Cristina Santos, Directora Executiva da área de Property Management da Sierra, "estamos muito satisfeitos com o incremento relevante de novos contratos de serviços conseguido nestes primeiros nove meses do ano, para além de reforçarmos a nossa posição como gestores e agentes de comercialização de Centros Comerciais e Retail Parks, salientamos a entrada em novas tipologias de activos, como edifícios de uso misto e comercialização de escritórios, assim como a expansão do nosso negócio em novos países, com a captação de novos clientes".

Um dos activos recentemente adiccionados ao portefólio de gestão foi o Atrium Saldanha, um edifício emblemático de uso misto, sendo um dos mais importantes centros de escritórios em Portugal com uma componente relevante de retalho.

Em Espanha, a Sierra é, desde Setembro, responsável pela comercialização do Breogán Park, em La Coruña, o maior projecto de retail park e de uso misto em desenvolvimento no país, contando mais de 60.000m2 de ABL.  Na Alemanha, a Empresa começou a gerir o Europa Galerie em Saarbrücken, num país onde conta com um portefólio de sete activos sob gestão. Outro contrato relevante foi o serviço de leasing para o centro Vulcano, em Itália, situado na área metropolitana de Milão, e que conta com cerca de 160 lojas.

Entre os vários ativos adicionados ao portefólio de gestão fora da Europa, destaca-se o Aeria Mall, em Casablanca, onde a Sierra é responsável pela gestão e comercialização. Em Marrocos, a Sonae Sierra gere um portefólio diversificado, com três centros comerciais sob serviços de Property Management e mais três contratos de Leasing para outros três activos diversos incluindo uma das principais estações de comboio de Rabat.

Finalmente, durante este período, a Sierra firmou um contrato para prestar um amplo leque de serviços com o Prishtina Mall, aquele que deverá ser o maior centro comercial do Sudeste da Europa. Localizado na capital do Kosovo, trata-se de um ativo com um ABL de 115 mil m2 e cerca de 235 lojas.

Mais de 2,4 milhões de m2, com mais de 125 activos sobre gestão

Hoje, a Sierra gere uma carteira de activos imobiliários diversificada em termos geográficos e de tipologia. Durante o ano de 2022, a taxa de ocupação dos centros comerciais geridos pela Empresa no continente Europeu e em Marrocos manteve-se nos 97%, um resultado que demonstra uma gestão resiliente e ágil após o recente período de pandemia.

A Sierra é também responsável pela gestão de seis mil contratos com lojistas, cobrindo cerca de 2,4 milhões de m2 de ABL (Área Bruta Locável) na Europa e Marrocos.

"Estamos empenhados em continuar a criar experiências diferenciadoras e multicanal nos nossos activos sob gestão, o que gera mais valor para todos: consumidores, lojistas e parceiros. Isto sem nunca esquecer a sustentabilidade, parte fundamental do nosso ADN, e cada vez mais uma preocupação dos nossos clientes. Esta é uma das nossas prioridades, num mundo em constante evolução, o que leva as nossas equipas a procurarem melhores práticas para dar as melhores respostas às necessidades dos nossos clientes e investidores nas diferentes geografias onde nos encontramos", acrescenta a directora executiva.