CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Obras licenciadas para construção nova ou reabilitação de edifícios residenciais estabilizam

24 de outubro de 2022

Até ao final do mês de Agosto, assiste-se a uma estabilização no número de obras licenciadas pelas Câmaras Municipais para construção nova ou reabilitação de edifícios residenciais, verificando-se uma variação de apenas -0,1%, em termos homólogos.

De acordo com a Síntese Estatística da Habitação da AICCOPN, o número de fogos licenciados em construções novas, neste período regista um acréscimo homólogo de 1,6%, para um total de 20.258 habitações novas licenciadas desde o início do ano. 

Já o montante de novo crédito à habitação concedido pelas instituições financeiras nos primeiros oito meses, foi de 10.926 milhões de euros, o que corresponde a uma subida de 11,4% em termos homólogos. Em Agosto, o valor mediano da avaliação de habitação para efeitos de concessão de crédito fixou-se em 1.414 euros/m2, em resultado de taxas de crescimento de 16,3% nos apartamentos e de 14,1% nas moradias, em termos homólogos.

No que diz respeito aos primeiros oito meses de 2022, foram consumidas 2.603 milhares de toneladas de cimento no mercado nacional, o que traduz um aumento de 2,1%, em termos homólogos.


Porto - Foto de Héctor J. Rivas - Unsplash


Na Área Metropolitana do Porto, - região em análise nesta síntese - o número de fogos licenciados em construções novas nos doze meses terminados em Agosto de 2022 foi de 6.728, valor que traduz um aumento de 3,8% face aos 6.480 alojamentos licenciados nos doze meses anteriores. Destes, 28% são de tipologia T0 ou T1, 25% são de tipologia T2, 38% de tipologia T3 e 9% de tipologia T4 ou superior. Quanto ao valor de avaliação bancária na habitação verificou-se, nesta região, uma variação homóloga de 14,6% em agosto.