CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Linha férrea

Mota-Engil com novos contratos no México e na Colômbia no valor de 1,7 mil milhões de euros

16 de novembro de 2022

A Mota-Engil assinou um contrato de ferrovia em regime de Parceria Público Privada (“PPP”) com pagamentos de disponibilidade indexados à inflação de 1,2 mil milhões de euros ao longo de 38 anos no México e um contrato de construção de uma ferrovia na Colômbia no montante de 450 milhões de euros (valores reais de 2020).

O contrato mexicano de ferrovia em regime de PPP inclui o projecto, a construção, o material rolante e o financiamento do sistema de metropolitano eléctrico de transporte coletivo urbano da Linha 4 do Metro de Guadalajara com uma extensão aproximada de 21 km e oito estações. Após o período de construção, o consórcio será o responsável único pela operação do sistema de cobrança de tarifas. Os pagamentos de disponibilidade encontramse indexados à inflação e não apresentam risco de procura. Este projeto deverá servir inicialmente cerca de 117.000 passageiros diários, que crescerão para 230.000, ligando Guadalajara e Tlajomulco de Zúñiga na parte sul da área metropolitana de Guadalajara. Este projecto será o terceiro que a Mota-Engil irá executar na rede de metropolitano de Guadalajara. 

O contrato colombiano de construção de uma ferrovia inclui o projecto, a construção e o fornecimento de locomotivas para o “Metro de la 80” de Medellín com 13 km de extensão, 17 estações e capacidade para 179.400 passageiros diários. O preço da componente de construção será ajustado de acordo com a inflação local. Este projecto, beneficiará essencialmente a parte oeste da cidade de Medellín, melhorando a mobilidade e transformando positivamente o espaço público, estimando-se que o mesmo permita reduzir anualmente a emissão de 132 mil toneladas de CO2 na atmosfera. 

Em comunicado, a empresa adianta que a adjudicação destes dois projectos reflecte a estratégia vencedora da Mota-Engil em consolidar a sua presença como um dos principais players no sector ferroviário na América Latina. Com a atribuição destes projectos, a Mota-Engil irá desenvolver três importantes projectos de mobilidade urbana (incluindo a linha 4, 5 e 6 do metro ligeiro de Monterrey) em três das 50 principais cidades da América Latina.