CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Preços das casas sobem 0,4% em Março

9 de abril de 2020

Preço das casas em Portugal Continental registou uma variação de 0,4% em Março a comparar com a variação de 1,8% que se havia registado em Fevereiro mas registou um crescimento de 15,6% face ao período homólogo.

De acordo com o Índice de Preços Residenciais, da Confidencial Imobiliário (Ci), esta é a variação mensal mais baixa desde o início de 2019, altura desde a qual os preços têm apresentado aumentos mensais sempre superiores a 1,0%. A única excepção, nesse período, foi Agosto passado, com uma variação de 0,6%.

Relativamente ao crescimento de 15,6% em termos homólogos, é um resultado que advém do comportamento dos preços ao longo do último ano, mesmo assim representando uma descida de 0,2 pontos percentuais face à taxa alcançada no final de 2019, em Dezembro.

Os dados do índice mostram que ao longo dos dois últimos anos as variações homólogas têm andado consistentemente entre os 14,5% e os 16,0%. Numa primeira fase em resultado da valorização na cidade de Lisboa e numa segunda já em resultado da valorização das periferias e cidade do Porto.

“Estes são os primeiros resultados do mercado já num período com influência do Covid-19. Confirmam algo que já se poderia esperar. Não surpreende que numa primeira fase se registe uma travagem no crescimento de preços. Numa segunda fase é de esperar que os preços possam manter-se estáveis, dado haver ainda muita incerteza da duração da crise pandémica, havendo resistência dos proprietários em aceitar descontos elevados. Admito que, mais tarde, se possam ver oscilações maiores nos preços, muito em face de casos concretos de dificuldade financeira por parte dos vendedores. Claro está, tudo dependerá da duração da actual pandemia”, revela Ricardo Guimarães, director da Confidencial Imobiliário.

O Índice de Preços Residenciais (IPR) da Confidencial Imobiliário acompanha a evolução dos preços reais de transacção no mercado de habitação nacional, a partir dos dados do SIR – Sistema de Informação Residencial.