CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Preço de venda das casas em Portugal 'balança' mas não cai

12 de agosto de 2020

O preço de venda das casas em Portugal Continental mantém o registo de estabilidade, apresentando uma variação mensal de -0,2% em Julho. Desde início da pandemia, os preços da habitação têm registado variações em cadeia residuais de entre um máximo de 0,9% e um mínimo de -0,2%.

Os dados são apurados pela Confidencial Imobiliário no âmbito do Índice de Preços Residenciais (IPR), o qual acompanha a evolução dos preços de transacção de habitação a partir dos dados reportados ao SIR-Sistema de Informação Residencial. 

As últimas variações mensais negativas do IPR, também em torno de -0,2%, foram observadas em Dezembro de 2018 e Janeiro de 2019, um momento isolado num período então de forte aceleração da valorização. 

“Apesar de os preços registarem uma variação em cadeia negativa, esta é muito residual e não é inédita mesmo no ciclo de forte valorização do mercado a que assistíamos no início de 2019. Em geral, os preços mantêm-se globalmente estáveis por agora e não se antecipa uma correção drástica e abrupta”, comenta Ricardo Guimarães, diretor geral da Confidencial Imobiliário. 

Em termos homólogos, os preços das casas aumentaram 12,2% em Julho. Tal valorização fica mais de 5 pontos percentuais abaixo das variações de cerca de 17% observadas em Janeiro e Fevereiro, confirmando a perda de ritmo nas subidas homólogas.