CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Brasileiros compram casa no Porto por serem bem recebidos

26 de março de 2018

O acolhimento, a afectividade, a facilidade de integração, a qualidade de vida, a segurança, a beleza da cidade, a cultura, a gastronomia e o clima são alguns dos motivos para os brasileiros comprarem casa no Porto.

Estas conclusões partiram de uma pesquisa de opinião junto de clientes/investidores da Predibisa, consultora imobiliária especializada no norte do país, para apurar os principais factores que determinam a escolha de casa na cidade do Porto por parte dos brasileiros, os principais investidores no momento de habitação na Invicta. 

O estudo revela assim que depois do acolhimento, surge a qualidade de vida entre os factores que fazem do Porto um destino preferencial, recolhendo cerca de 70% das respostas dos entrevistados. Neste ponto, foram frequentes referências à escala da cidade, à diversidade e riqueza culturais, assim como a proximidade a outras valências: serviços, educação e mercado de trabalho.

"Metade dos inquiridos refere ainda ter tido o factor da segurança em consideração. Segundo o último relatório anual do Índice Global da Paz (2017), realizado com base em 23 indicadores que avaliam o nível da paz em cada país, Portugal fecha o top 3 da tabela dos países mais pacíficos e seguros do mundo para se viver, subindo duas posições face aos dados de 2016.

A diversidade cultural, a boa gastronomia, a beleza e o charme da cidade Invicta e o clima mediterrânico são também fatores apontados nesta pesquisa de opinião e que ajudam a perceber a crescente procura residencial no Porto por parte de brasileiros", lê-se no comunicado.

Rita Costa Seixas, responsável pelo departamento de Marketing & Research da Predibisa refere que “o Porto tem-se posicionado como uma das cidades que mais atrai a nacionalidade brasileira na opção de comprar casa. A par de aspectos mais de ordem emocional, como a questão do acolhimento, qualidade de vida, segurança, há também outro tipo de factores que influenciam esta escolha, como o preço do metro quadrado no Porto ser inferior à maior parte das capitais e grandes cidades europeias. Acresce a isso, o facto do imobiliário português ser cada vez mais sinónimo de qualidade, transparência e dinamismo e também a qualidade da construção ser alta e estar entre as melhores da Europa.

De recordar que segundo dados recentes divulgados pelo Gabinete de Estudos da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), os franceses são os estrangeiros que mais investem em Portugal (29%), contudo é o investimento brasileiro que mais tem crescido, representando já cerca de 19% da compra de casas a nível nacional. No Porto são os brasileiros que dominam a compra de casas por estrangeiros, com uma representatividade de 27%. "A instabilidade política, social e económica sentida actualmente no Brasil, tem conduzido muitos brasileiros a procurar mercados seguros para investir em activos imobiliários, como é o caso do português", adianta a Predibisa.