CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

Setúbal na 2ª posição do ranking europeu onde é maior o esforço para pagar a renda da casa

19 de abril de 2021

Setúbal ocupa a segunda posição do ranking, sendo apenas ultrapassada pela cidade italiana de Milão. Faro e Évora também integram o top 10.

Milão é a capital do sul da Europa onde a taxa de esforço das famílias para o pagamento da renda de uma casa é maior: 42,6%. Um valor superior ao registado, por exemplo, em Madrid/Espanha (36,3%) e Lisboa (35,8%). Destaque para outra cidade portuguesa, Setúbal, que se encontra no segundo lugar deste ranking (40,6%). Em causa está um estudo do idealista, que cruzou os preços de arrendamento de março de 2021, nas metrópoles de Itália, Espanha e Portugal, com a estimativa de rendimentos líquidos familiares nesse mesmo período de tempo.

De realçar ainda que no top 10, que é composto por cinco cidades italianas e duas espanholas, encontram-se as portuguesas Faro (38,8%) e Évora (37,8%). Isto além de Setúbal, conforme já referido. 

Os especialistas recomendam que o ideal é não ultrapassar mais de um terço dos rendimentos para o pagamento das rendas aos respetivos senhorios, no entanto, de acordo com um estudo recente do idealista (https://www.diarioimobiliario.pt/Habitacao/Arrendamento/Esforco-das-familias-portuguesas-para-pagar-renda-pode-ir-ate-aos-41-dos-rendimentos), em oito cidades portuguesas é superada essa fasquia. O mesmo acontece, por exemplo, em Espanha. 

No caso concreto de Portugal, é em Setúbal onde as famílias têm de fazer um maior esforço financeiro para conseguirem arrendar uma casa, tendo que destinar 41% dos seus rendimentos para pagar a renda. Lisboa e Porto apresentam uma taxa de esforço inferior: 35,8% e 30,8%, respectivamente.

Comparativamente com as outras cidades do sul da Europa, Milão é, de longe, a metrópole “mais cara” para os inquilinos (42,6%). O top cinco fica completo, por esta ordem, por Setúbal (40,6%), conforme já mencionado, Vicenza (Itália/39,6%), Lanusei (ilha de Sardenha, Itália/39,1%) e Santa Cruz de Tenerife (Espanha) e a cidade algarvia de Faro (ambas com uma taxa de esforço de 38,8%).