CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nova vida para uma casa centenária na Senhora da Hora

14 de fevereiro de 2018

Em Matosinhos, na Senhora da Hora, duas casas geminadas centenárias, tiveram destinos diferentes. O arquitecto Paulo Moreira transformou uma delas num edifício de serviços.

Segundo o arquitecto, a compartimentação original nem sempre se adaptava aos novos requisitos, mas a ruína apontava para um possível caminho: uma janela de mansarda desabara, trazendo consigo parte do telhado e algumas paredes, quebrando também parcialmente o piso imediatamente abaixo, estatelando-se no piso térreo. Este foi o mote para o projecto: criar um espaço central de pé direito triplo, organizando a disposição espacial nos vários pisos, iluminado por uma clarabóia simples e plana, tal como a ruína havia sugerido. O telhado é totalmente novo, e estendeu-se à casa geminada: tal como originalmente, ambos os telhados formam uma só estrutura.

"Preservou-se o mais possível: portas com vidros esverdeados, portadas de janelas e portas, lambrins, rodapés, balaústres e corrimão da escadaria, rosáceas decorativas dos tectos (recuperadas como um puzzle). No processo de retirada do entulho, encontrou-se uma parede de granito no piso térreo, que se deixou intacta, quase como um elemento escultural", explica Paulo Moreira.

A equipa de arquitectos optou por usar materiais nobres, desde as madeiras de carvalho à pedra com um raro tom esverdeado. "No exterior, repos-se o estado original da casa, retirando-lhe uma marquise na varanda traseira. A intervenção mais 'arriscada' teve a ver com a intenção de anunciar na fachada a presença de um novo espaço central de pé direito alto, através de uma nova porta no piso térreo e da janela de vidro único, agora inalcançável, no primeiro piso. A intervenção incluíu um anexo nas traseiras do terreno: aproveitando-se a esquina de um velho muro em granito, ergueu-se um novo pequeno edifício em betão", salienta o arquitecto.

Ficha Técnica:

Arquitecto: Paulo Moreira

Colaboradores: Amalia Bonsack, Cecilia Mazzeo, Charlotte Pigozzi, Chiara Fiorindo, Giacomo Valzania, Ilaria Marcatelli, Olivia Lillus, Sarah Biffa

Suporte Técnico: Parq Arquitectos

Engenharia: Armanda Santos

Construtora: Manuel Sousa Costa 

Localização: Matosinhos, Portugal 

Forografias: José Campos

Data: 2015-2016