CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
quarta-feira, 27 de outubro de 2021
Espaços de Autor
Construído o maior edifício de sempre em Portugal com o “Sistema Gomos” Gomos1 (1).jpg Gomos2 (1).jpg Gomos3 (1).jpg Gomos4 (1).jpg Construído o maior edifício de sempre em Portugal com o “Sistema Gomos”

Construído o maior edifício de sempre em Portugal com o “Sistema Gomos”

14 de maio de 2020

Um novo edifício com cerca de 1000m2 foi construído em Vale de Cambra, recorrendo exclusivamente a sistemas pré-fabricados e modulares, com Sistema Gomos” -  um sistema de arquitectura modular 100% português.

Desenvolvido por um jovem estúdio de arquitectura sediado no Porto, SUMMARY, do arquitecto Samuel Gonçalves, os módulos são produzidos em fábrica, sob condições altamente controladas, e são depois montados rapidamente e com baixa necessidade de mão-de-obra. Este sistema permite encurtar os tempos de construção, optimizando assim a energia despendida e os recursos utilizados em todo o processo.

"No momento de viragem que agora atravessamos, em que a pandemia nos demonstra a importância promover condições laborais que não exijam uma concentração descontrolada de trabalhadores, e em que, simultaneamente, a falta de mão-de-obra no sector da construção se faz sentir por toda a Europa, este edifício poderá ser uma amostra da construção do futuro", explica o arquitecto.

Este projecto encontra-se neste momento seleccionado como finalista de um prémio internacional – o AZ Awards -, estando entre os 68 finalistas escolhidos entre 1241 propostas, de 47 países diferentes. 

De acordo com a memória descritiva: Os requisitos deste projecto eram claros e estavam definidos desde o primeiro momento: a construção teria de ser rápida, económica e modificável ao logo do tempo, consoante as diferentes necessidades que pudessem surgir. O conteúdo desta encomenda levou o estúdio a utilizar elementos pré-fabricados e a deixar partes do projecto indefinidas, assumindo a rapidez de construção, a flexibilidade e a optimização de recursos como temas centrais.  

Os dois programas que compõem o edifício são posicionados em dois pisos diferentes: o rés-do-chão é ocupado com áreas de serviço multifuncionais, em contacto directo com a via pública; o piso superior destina-se às unidades de habitação (seis habitáculos de 45m2). Cria-se um acesso independente para cada um destes programas, posicionados a níveis diferentes, tirando partido da inclinação natural do terreno.

Painéis estruturais pré-fabricados delimitam e sustentam perimetralmente o piso térreo, que foi concebido de forma a permitir a alteração do número e da disposição das paredes divisórias interiores, ou simplesmente a sua eliminação, transformando toda esta área num grande open-space.

O piso superior é integralmente composto por módulos do Sistema Gomos. Considerando que a área máxima a construir legalmente permitida era muito limitada, o espaço vazio exigido é utilizado como separador das várias unidades de habitação. Concebida e licenciada como uma fracção de habitação colectiva, com estas separações, esta parte do projeto incorpora as principais vantagens da habitação unifamiliar: entradas claramente individualizadas e uma completa separação acústica entre as diferentes unidades.

O betão armado pré-fabricado, predominante na estrutura e composição do edifício, fica assumidamente visível em toda a sua extensão (no interior e no exterior), sem pinturas ou revestimentos, facto que contribui para a redução dos custos e do impacto ambiental desta construção, pela supressão de materiais adicionais e da mão-de-obra inerente à sua aplicação. Esta economia de meios e recursos resulta ainda numa aceleração processo de construção: os diferentes componentes do edifício são concluídos em fábrica e são montados in situ na sua forma e acabamento finais, resolvendo simultaneamente questões estruturais, de isolamento e de revestimento.

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Arquitectura: SUMMARY

Equipa – Samuel Gonçalves, Inês Rodrigues, João Meira, Gonçalo Vaz de Carvalho

Engenharia: FTS, Technical Solutions

Pré-fabricação e Montagem: Farcimar, Soluções em Pré-Fabricados de Betão

Categoria: Serviços + Habitação Coletiva

Área de Construção: 998 m2

Material Predominante: Betão Armado

Localização: Vale de Cambra, Portugal

Fotografias: ©Fernando Guerra FG+SG

PUB
PUB
TURISMO
Alojamento e Restauração com maior proporção de novas contratações no 2º trimestre
27 de outubro de 2021
ARRENDAMENTO
Procura de famílias estrangeiras que fixam residência em Portugal impulsionam mercado de arrendamento
27 de outubro de 2021
PUB
PUB
INTERNACIONAL
Novo Fundo de Investimento da Sonae Sierra adquire cinco supermercados na Alemanha
26 de outubro de 2021
PUB