CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

Construído o maior edifício de sempre em Portugal com o “Sistema Gomos”

14 de maio de 2020

Um novo edifício com cerca de 1000m2 foi construído em Vale de Cambra, recorrendo exclusivamente a sistemas pré-fabricados e modulares, com Sistema Gomos” -  um sistema de arquitectura modular 100% português.

Desenvolvido por um jovem estúdio de arquitectura sediado no Porto, SUMMARY, do arquitecto Samuel Gonçalves, os módulos são produzidos em fábrica, sob condições altamente controladas, e são depois montados rapidamente e com baixa necessidade de mão-de-obra. Este sistema permite encurtar os tempos de construção, optimizando assim a energia despendida e os recursos utilizados em todo o processo.

"No momento de viragem que agora atravessamos, em que a pandemia nos demonstra a importância promover condições laborais que não exijam uma concentração descontrolada de trabalhadores, e em que, simultaneamente, a falta de mão-de-obra no sector da construção se faz sentir por toda a Europa, este edifício poderá ser uma amostra da construção do futuro", explica o arquitecto.

Este projecto encontra-se neste momento seleccionado como finalista de um prémio internacional – o AZ Awards -, estando entre os 68 finalistas escolhidos entre 1241 propostas, de 47 países diferentes. 

De acordo com a memória descritiva: Os requisitos deste projecto eram claros e estavam definidos desde o primeiro momento: a construção teria de ser rápida, económica e modificável ao logo do tempo, consoante as diferentes necessidades que pudessem surgir. O conteúdo desta encomenda levou o estúdio a utilizar elementos pré-fabricados e a deixar partes do projecto indefinidas, assumindo a rapidez de construção, a flexibilidade e a optimização de recursos como temas centrais.  

Os dois programas que compõem o edifício são posicionados em dois pisos diferentes: o rés-do-chão é ocupado com áreas de serviço multifuncionais, em contacto directo com a via pública; o piso superior destina-se às unidades de habitação (seis habitáculos de 45m2). Cria-se um acesso independente para cada um destes programas, posicionados a níveis diferentes, tirando partido da inclinação natural do terreno.

Painéis estruturais pré-fabricados delimitam e sustentam perimetralmente o piso térreo, que foi concebido de forma a permitir a alteração do número e da disposição das paredes divisórias interiores, ou simplesmente a sua eliminação, transformando toda esta área num grande open-space.

O piso superior é integralmente composto por módulos do Sistema Gomos. Considerando que a área máxima a construir legalmente permitida era muito limitada, o espaço vazio exigido é utilizado como separador das várias unidades de habitação. Concebida e licenciada como uma fracção de habitação colectiva, com estas separações, esta parte do projeto incorpora as principais vantagens da habitação unifamiliar: entradas claramente individualizadas e uma completa separação acústica entre as diferentes unidades.

O betão armado pré-fabricado, predominante na estrutura e composição do edifício, fica assumidamente visível em toda a sua extensão (no interior e no exterior), sem pinturas ou revestimentos, facto que contribui para a redução dos custos e do impacto ambiental desta construção, pela supressão de materiais adicionais e da mão-de-obra inerente à sua aplicação. Esta economia de meios e recursos resulta ainda numa aceleração processo de construção: os diferentes componentes do edifício são concluídos em fábrica e são montados in situ na sua forma e acabamento finais, resolvendo simultaneamente questões estruturais, de isolamento e de revestimento.

INFORMAÇÃO TÉCNICA:

Arquitectura: SUMMARY

Equipa – Samuel Gonçalves, Inês Rodrigues, João Meira, Gonçalo Vaz de Carvalho

Engenharia: FTS, Technical Solutions

Pré-fabricação e Montagem: Farcimar, Soluções em Pré-Fabricados de Betão

Categoria: Serviços + Habitação Coletiva

Área de Construção: 998 m2

Material Predominante: Betão Armado

Localização: Vale de Cambra, Portugal

Fotografias: ©Fernando Guerra FG+SG