CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

 

 

Como um edifício industrial se transforma em várias casas de luxo

12 de fevereiro de 2021

Um edifício de raiz industrial com 100 anos de história situado na zona do Braço de Prata, em Lisboa, vai ser transformado pelo atelier de arquitectura Traçado Regulador, num projecto residencial de luxo.

O projecto resulta na transformação de um edifício do início do Século XX (1922), referenciado na lista de “Bens Imóveis de interesse municipal e outros bens culturais imóveis” do Plano Director Municipal de Lisboa.

A ideia central do mais recente projecto do Traçado Regulador foi garantir a continuidade da imagem industrial do edifico, com utilização de uma estrutura metálica, e a preservação dos elementos relevantes da arquitectura e construção originais, que conferem ao espaço a memória do seu passado, adaptando-o às exigências do conforto habitacional contemporâneo, através da criação de espaços onde prevalece o requinte e o bem-estar.

Com um total de 2.397 m2 de construção, o empreendimento reparte-se em 10 apartamentos premium, dotados de 2 lugares de estacionamento para cada um, e encontra-se situado numa área da capital onde se prevê um grande desenvolvimento no futuro próximo – zona do Braço de Prata. O interior do edifício caracteriza-se pela fluidez espacial e pelas amplas áreas assim como pelo aproveitamento da vasta iluminação natural.

“Este é um projeto muito especial para a Traçado Regulador pois acaba por ser a reabilitação de um edifício com cerca de 100 anos de história, tornando-se uma obra de grande responsabilidade mas também com enormes desafios. Neste sentido, o principal desafio residiu na proporção do lote, com 20 m de frente e 50 m de profundidade, com duas empenas cegas - paredes laterais onde não é possível abrir janelas - com esta última dimensão. Esta circunstância levou-nos à criação de um pátio central, que providenciasse área de janelas, de modo a proporcionar as condições necessárias a espaços de características habitacionais, dotados da necessária iluminação e ventilação naturais. Estamos extremamente satisfeitos com o resultado final, pois o facto deste ser um projeto para o segmento premium eleva, sem dúvida, a exigência do nosso trabalho mas também o nosso reconhecimento”,explica João de Sousa Rodolfo, arquiteto e CEO da Traçado Regulador.

O projecto já se encontra aprovado, estando o início da obra prevista para breve. Para a reabilitação deste edifício, a Traçado Regulado contou com uma equipa totalmente especializada e ajustada ao ambicioso projeto, envolvendo oito arquitectos e 10 engenheiros, que o acompanharam em todas as suas fases de desenvolvimento.