CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As casas portuguesas estão cada vez mais bonitas

23 de março de 2018

A reabilitação tem melhorado o parque habitacional e as casas dos portugueses estão cada vez mais bonitas, como a Casa São Francisco, da autoria de FPA - Filipe Pina Arquitectura.

Localizada no centro da Guarda, a Casa São Francisco, é uma casa típica da primeira metade do séc. XX, num lote composto por três frentes e jardim, sendo que a envolvente apresenta vários tipos de construção, consequência do crescimento da cidade.

Segundo a memória descritiva, os clientes e também amigos foram pragmáticos quanto ao que pretendiam deste projecto: “re-habitar e reabilitar com o mínimo de demolição e menor custo possível”.

"A casa encontrava-se em bom estado e possuía características construtivas que serviram de base para o desenvolvimento do projecto. Desde cedo, percebemos que deveríamos simplificar o modo de habitar a casa que acusava alguma passagem do tempo e dos seus anteriores moradores, onde os exteriores foram perdendo alguma coerência e os interiores soturnos, bastante confusos e compartimentados confluíam em zonas estanques e obsoletas", lê-se no documento.

A equipa de arquitectura manteve a organização funcional e original da casa, tendo apenas sido introduzidas pequenas alterações por forma a adaptar a casa às novas exigências, nomeadamente a cozinha e as instalações sanitárias, com demolições pontuais que permitiram criar novos percursos.

"Desde cedo assumimos preservar os soalhos, carpintarias interiores, alguns tectos e revestimentos. Agora, a casa vive para o interior onde todos os espaços confluem num espaço leve e luminoso. Os objectivos iniciais foram alcançados, sendo a São Francisco uma resposta clara e objectiva às exigências dos clientes, com quem reforcei os laços de amizade, não tendo sido ultrapassado o custo previsto para a intervenção, que rondou os 280€/m²", revelam os arquitectos.

Ficha Técnica:

São Francisco / Filipe Pina

Arquitecto: Filipe Pina

Equipa: Filipe Pina, Romeu Dinis

Site:www.fp-a.pt

Ano: 2017

Área: 275m²

Localização: Guarda, Portugal

Fotografias: João Morgado (www.joaomorgado.com)