CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Construção

Concursos e contratos para obras públicas em queda há seis meses consecutivos.

26 de setembro de 2022

Nos primeiros oito meses do ano, o volume total de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos situou-se nos 2.388 milhões de euros, menos 18% que o verificado no período homólogo do ano passado. Segundo o Barómetro das Obras Públicas, divulgado pela AICCOPN, continua a manter-se uma evolução negativa em termos acumulados, a qual se verifica desde Março passado, ou seja, há seis meses consecutivos.

Até final de Agosto, o total de contratos de empreitadas de obras públicas celebrados e registados nos Portal Base, situou-se em apenas 1.507 milhões de euros, menos 47%(2) que o registado em igual período de 2021, mantendo praticamente inalterada a evolução negativa verificada ao longo deste ano. 

O Barómetro indica ainda que os contratos de empreitadas celebrados no âmbito de concursos públicos nos primeiros oito meses de 2022 totalizam 1.154 milhões de euros, menos 46%(2) em termos homólogos. Por sua vez, os contratos celebrados nas modalidades de Ajustes Directos e Consultas Prévias atingiram, no mesmo período, os 268 milhões de euros, valor que traduz uma queda de 41%(2) em termos homólogos.