CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

 

 

Casa TD em Sintra alia linhas modernas à tradição da madeira

5 de novembro de 2021

A ESQUISSOS Arquitectura e Consultoria desenhou uma moradia em Sintra onde os volumes superiores revestidos a madeira evidenciam as várias áreas importantes da casa.

Para o arquitecto responsável pelo projecto Marco Ligeiro, a leitura do lugar e a relação do terreno com a via e a escala da rua definiu naturalmente o conceito de toda a proposta. O desnível considerável entre a cota do terreno e a via de acessodefiniram o modo com o a moradia se iria implantar.

"Todo o programa se desenvolve a uma cota inferior, num volume branco encerrado que integra a construção na envolvente assegurando maior privacidade e protecção, assim como uma maior eficiência energética uma vez que que a volumetria simples e depurada, quase “monolítica”, assegura a protecção relativamente aos ventos e ao controlo da incidência solar", revela o arquitecto.

A massa branca construída a uma cota inferior é contrariada por dois volumes independentes a uma cota superior que permitem adequar a proposta à escala da rua. Estes assumem-se pela sua materialidade distinta, numa estrutura em ripado, definindo um contraste com o volume inferior acentuando a sua dimensão e apresentando áreas permeáveis visualmente que asseguram a relação constante com a linha do horizonte.

Ficha Técnica:

Nome do Projecto: Casa TD
Atelier de Arquitectura: ESQUISSOS Arquitectura e Consultoria
Arquitecto responsável: Marco Ligeiro
Website:www.esquissos.net
Localização: Sintra, Portugal
Ano de conclusão da obra: 2020
Área total construída (m2): 300 m2
Fotógrafo: Ivo Tavares Studio
Website:www.ivotavares.net