CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

"Urbanização, Espaços Verdes e Sustentabilidade – do jardim à agricultura urbana" - um livro de Leonel Fadigas

16 de setembro de 2020

Chegou às livrarias o mais recente trabalho do arquitecto paisagista e urbanista. O livro é editado pela Edições Sílabo e conta com o apoio da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas.

Em “Urbanização, Espaços Verdes e Sustentabilidade – Do Jardim à Agricultura Urbana”, Leonel Fadigas analisa, num primeiro momento, “a relação simbiótica entre a agricultura e as cidades partindo da análise histórica da evolução das cidades e do modo como foram vividas em cada momento.

Num segundo momento, e olhando para o futuro, o autor propõe, à luz de novos conceitos, uma solução inovadora para tornar as cidades do nosso tempo mais humanas e sustentáveis: introduzir a agricultura nas cidades, trazendo para dentro delas e para a sua proximidade o suporte alimentar sem o qual não sobrevivem”.

Para o autor, “esta necessidade surge actualmente com maior evidência, sendo possível dar-lhe o acolhimento necessário e adequado ajustando o ordenamento da paisagem e do território ao planeamento urbano.

O bonito e pedagógico livro do reputado arquitecto paisagista é editado pela Sílabo, com capa que tem a assinatura do designer Pedro Mota.

 

Um longo percurso profissional e de cidadania

Leonal Fadigas, nasceu em 1947 na povoação de Maiorga, no concelho de Alcabaça. Ali fez a instrução primária, prosseguindo o curso dos liceus no Externato Alcobacense e no Liceu Nacional de Leiria.

Em 1971, formou-se em Arquitectura Paisagista no Instituto Superior de Agronomia, da Universidade Técnica de Lisboa e em 1978 em Engenharia Agronómica, no mesmo Instituto. Doutorou-se em Planeamento Urbanístico na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, em 1995, e obteve o título de Agregado em Administração Pública e Políticas do Território, em 2011, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

Professor universitário de urbanismo e arquitectura paisagista, leccionou no Departamento de Arquitectura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, no Instituto Superior de Agronomia, na Universidade Lusíada, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, hoje integrada na Universidade de Lisboa.

Ao longo da sua vida como cidadão e profissional desempenhou cargos da maior relevância: foi deputado à Assembleia da República entre 1981 e 1987, onde presidiu à Comissão Parlamentar de Equipamento Social e Ambiente (1983-1985); Colaborou a nível do paisagismo e urbanismo com várias câmaras municipais e, desde 1972 tem desenvolvido actividade profissional participando em estudos e projectos em Portugal, Moçambique, Arábia Saudita, Macau e Timor.

Foi coordenador do Gabinete de Planeamento e Programação da Câmara Municipal de Lisboa, em 1975, e do Gabinete de Planeamento Municipal de Santarém, entre 1988 e 1996. Entre 1975 e 1976 foi consultor da Direcção Geral dos Serviços de Urbanização e do Fundo de Fomento da Habitação.

De 1996 a 2003 foi director e presidente da Ambelis-Agência para a Modernização Económica de Lisboa, SA, tendo desenvolvido uma intensa acção de promoção externa das actividades económicas da cidade de Lisboa, nomeadamente do sector imobiliário, em França e em Espanha