CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Universidade do Minho recebe Congresso Internacional de Arquivos de Arquitectura

24 de setembro de 2019

O salão medieval da Universidade do Minho, no centro de Braga, acolhe a partir de amanhã e até dia 27 o Congresso Internacional de Arquivos de Arquitectura, com 100 participantes de 17 países.

A abertura acontece amanhã, com o director do Arquivo Distrital de Braga, António Sousa, a presidente da Secção de Arquivos de Arquitectura do Conselho Internacional de Arquivos (ICA-SAR), Yolanda Cagigas, da Directora-geral do Património Cultural (DGPC), Paula Silva, e do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro. Espera-se, ainda a presença do Director Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, Silvestre Lacerda. Segue-se a conferência inaugural, "Instituições antigas, novas responsabilidades", por Mirko Zardini, Diretor do Centro Canadiano de Arquitectura (CCA). 

Nos dias seguintes, serão ainda conferencistas, no dia 26, Nuno Sampaio, director executivo da Casa da Arquitectura, e Ana Filipe, coordenadora do Arquivo da instituição, com a comunicação "Sentido Público dos Arquivos de Arquitectura",Antonello Alici com "The role of the architectural archives in the protection of cultural diversity. The Italian experience" e, a 27, André Tavares "Pragmatismo e euforia: Usar Arquivos de Arquitectura".

O evento tem o tema "Experiências profissionais na diversidade cultural" e inclui 34 comunicações, 12 posteres, três conferências e uma visita à Casa da Arquitectura (Matosinhos). Responsáveis de arquivos, arquivistas, conservadores-restauradores, arquitectos e docentes – com diferentes origens culturais e tradições laborais – vão falar da produção e gestão de arquivos de arquitectura e dos ambientes construídos (paisagismo, engenharia, design urbano etc), além da sua preservação, autenticação e uso ao serviço da sociedade. 

Os casos abordados provêm de arquivos relevantes nacionais e internacionais, com comunicações, nomeadamente de Espanha, da Coreia do Sul, de Itália, Finlândia e Indonésia entre outros países. Abordarão experiências e projectos relevantes como, por exemplo, o tratamento dos arquivos de arquitectos -- Siza Vieira, Antonio Tenreiro Brochón (Galiza) --, de serviços como o SAAL-Norte ou o Instituto Nazionale delle Assicurazioni (Itália).